Resumo

Conhecer a estratégia de Gestão do Conhecimento e compreender a “aprendizagem organizacional” enquanto um estado que permeia as organizações inovadoras foi o objetivo deste módulo.

Pudemos compreender que tornar o conhecimento produtivo é um dos maiores desafios das organizações. Isto porque o processo de Criação do Conhecimento e de Aprendizagem Organizacional exige gerenciamento de diversas variáveis, tanto com relação ao desenvolvimento de competências individuais como com relação à estruturação desse conhecimento de modo a disseminá-lo e retê-lo na organização. O foco principal da Gestão do conhecimento é viabilizar a utilização do conhecimento no nível organizacional.

Com relação à criação do conhecimento, os autores Nonaka e Takeuchi foram os primeiros a estudarem o processo virtuoso de criação de conhecimento organizacional. Os principais autores de Gestão do Conhecimento apontam a necessidade de uma ação sistemática e facilitadora por parte da organização no sentido de criar, utilizar, reter e medir esse conhecimento, já que é o principal patrimônio da empresa.

Para Stewart, o ciclo virtuoso de criação de conhecimento se instala com capital humano produzindo capital intelectual estrutural, e este gerando novamente capital humano.

As empresas possam valer-se de duas estratégias competitivas, a estratégia de manutenção, que visa administrar o conhecimento acumulado na empresa ao longo dos anos e a estratégia competitiva de avanço, qual seja gerenciar o que é produzido continuamente pelas pessoas, formal ou informalmente.



Copyright © 2010 AIEC.