1 - Organizações de Aprendizagem ou Learning Organizations


A aprendizagem torna-se um fator crítico para as organizações, que deverão recorrer cada vez mais à sua capacidade de “aprender”.

A necessidade das organizações recorrerem cada vez mais à sua capacidade de aprender torna-se fundamental. O imperativo do aprendizado surge como necessidade básica de atuação de empregados e empresas, que deverão imergir em um processo de desenvolvimento cognitivo contínuo.


Aprendizagem organizacional
é um estado que deve permear toda organização.

Diversos autores têm desenvolvido teorias sobre a aprendizagem organizacional, tema clássico da Teoria das Organizações. De maneira geral, esses autores ressaltam as questões culturais e comportamentais vinculadas à aprendizagem organizacional, considerando as crenças e valores das pessoas, assim como a importância da informação nessa dinâmica de aprendizagem.

Para Fleury & Fleury, na aprendizagem organizacional, da mesma forma que na aprendizagem individual, devem-se levar em consideração as crenças e valores das pessoas. Os valores básicos da organização fazem existir um padrão na maneira de ser e reagir às situações (modelos mentais), que pode se traduzir em uma resistência às mudanças, influenciando o processo de aprendizagem e inovação que, para os autores, são intimamente relacionados. Tais valores podem ser percebidos por meio da análise das práticas organizacionais – como o comportamento aparente das pessoas, as formas de comunicação e os rituais organizacionais – que possibilitam a identificação do processo de aprendizagem presente na organização.



Copyright © 2010 AIEC.