Os valores básicos que dão sustentação à cultura de aprendizagem, segundo Senge:

1. Crença no domínio da organização sobre o ambiente;
2. Crença na atitude pró-ativa da atividade humana;
3. Desenvolvimento de uma visão pragmática de busca de soluções de problemas;
4. Crença no auto desenvolvimento do ser humano.


Segundo Senge, outros pressupostos deveriam ser adotados pelas organizações voltadas para a aprendizagem:

• Estar orientada para o futuro;
• Ter múltiplos canais de comunicação (disponibilizando informações confiáveis);
• Aceitar a diversidade cultural (considerada valiosa para a inovação e aprendizagem, se trabalhada adequadamente).


Argyris (1999) descreve que... a verdadeira aprendizagem é aquela em que se questionam os pressupostos básicos firmados, gerando dessa forma a inovação e mudança. Essa aprendizagem de ‘aprendizado de duas voltas’, onde o erro é detectado, corrige-se o erro, mas só depois de os valores inerentes do modelo serem revistos. É considerado o modelo mais adequado para transformações.

Ainda segundo o autor:
[...] “Os responsáveis pela aprendizagem organizacional são os indivíduos. As organizações podem criar um ambiente que permita que esses indivíduos aprendam. Mas são os indivíduos que têm a capacidade ou a competência de aprender a fazer algo”.
[...] “É essencial a capacidade de aumentar o aprendizado, de mudar o comportamento ou de melhorar o desempenho”.
[...] “É crescente a conscientização acerca da importância de superar os mecanismos, especialmente quando se busca a mudança organizacional”.



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