Os valores básicos que dão sustentação
à cultura de aprendizagem, segundo Senge:
1. Crença
no domínio da organização sobre o ambiente;
2. Crença na atitude pró-ativa da atividade humana;
3. Desenvolvimento de uma visão pragmática de busca
de soluções de problemas;
4. Crença no auto desenvolvimento do ser humano.
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Segundo Senge, outros
pressupostos deveriam ser adotados pelas organizações voltadas
para a aprendizagem:
• Estar orientada
para o futuro;
• Ter múltiplos canais de comunicação (disponibilizando
informações confiáveis);
• Aceitar a diversidade cultural (considerada valiosa para a inovação
e aprendizagem, se trabalhada adequadamente).
Argyris
(1999) descreve que... a verdadeira aprendizagem é aquela
em que se questionam os pressupostos básicos firmados,
gerando dessa forma a inovação e mudança.
Essa aprendizagem de ‘aprendizado de duas voltas’,
onde o erro é detectado, corrige-se o erro, mas só
depois de os valores inerentes do modelo serem revistos. É
considerado o modelo mais adequado para transformações.
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Ainda segundo o autor:
[...] “Os responsáveis pela aprendizagem organizacional são
os indivíduos. As organizações podem criar um ambiente
que permita que esses indivíduos aprendam. Mas são os indivíduos
que têm a capacidade ou a competência de aprender a fazer
algo”.
[...] “É essencial a capacidade de aumentar o aprendizado,
de mudar o comportamento ou de melhorar o desempenho”.
[...] “É crescente a conscientização acerca
da importância de superar os mecanismos, especialmente quando se
busca a mudança organizacional”.
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