2 - Compartilhamento do Conhecimento: barreiras e facilitadores do Processo de Comunicação

Compartilhar conhecimento também é poder? A resposta não parece tão óbvia.

  • Existiria uma contradição nesta proposta: ao mesmo tempo em que o conhecimento é poder, compartilhar conhecimento também é poder?
  • Estaríamos em um mercado do conhecimento, em que aqueles que o compartilham adquirem um novo status e visibilidade?
  • Compartilhar conhecimento seria um novo comportamento requerido? Compartilhar conhecimento também é poder?


Para Rodrigues & Rodrigues (2000) “o poder hoje está com quem consegue disseminar e aplicar adequadamente o conhecimento e não em quem possui ou retém a informação, caso contrário, as bibliotecas teriam enorme poder”.

As organizações devem deixar de ser vistas apenas, como “espaços de produção de bens e serviços”, mas também como “espaços de produção social e cultural”.

A compreensão da complexidade organizacional requer que consideremos a realidade como socialmente construída e que as pessoas são agentes ativos na criação e transformação de significados que prevalecem na organização. A geração de significados diferentes e, muitas vezes, divergentes, influencia o processo de mudança, ao mesmo tempo em que é influenciado por ele. A implantação de uma mudança reflete a opção por determinado curso de ação em detrimento de outro.



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