Definida como uma Rede Global de Inovações, a Siemens é um exemplo concreto da importância da gestão do conhecimento para suportar plenamente uma estratégia voltada a inovação.

O texto nos mostra que o foco no compartilhamento propicia o desenvolvimento do capital intelectual da empresa. Mostra também que o sucesso de um projeto de GC relaciona-se à liderança e a um modelo organizacional, o qual permita à empresa “aprender rapidamente” e poder concentrar sua força inovadora no desenvolvimento de novos produtos e serviços. No caso da Siemens esse modelo envolve um comprometimento e aval da liderança; um comprometimento Bottom-up, propiciando obter a visão do negócio; e um comitê pluridisciplinar e internacional com o duplo objetivo de consolidar a visão dos vários negócios e garantir a implementação harmoniosa da gestão do conhecimento nesses vários contextos.

Veja também o exemplo de uma empresa brasileira baseada no conhecimento, com um Modelo de Gestão do Conhecimento que enfatiza as práticas de compartilhamento do conhecimento.

No Brasil, um exemplo de empresa baseada no conhecimento é o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados, empresa pública do Governo Federal. O Modelo SERPRO foi concebido tendo como base 3 princípios: garantir a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, obter o máximo de produtividade na aplicação dos recursos e por fim, possibilitar que a transformação empresarial seja um processo permanente na busca da excelência e não um modismo na vida da organização. O Modelo teve como referenciais os critérios de excelência do Prêmio Nacional de Qualidade – PNQ, e as diretrizes da norma internacional ISO-9000.


Copyright © 2010 AIEC.