Resumo

Cultura de aprendizagem, aprendizagem organizacional, organizações que aprendem. Este foi o tema desenvolvido neste módulo.

Inicialmente, vimos o conceito de Learning Organization, mostrando que SENGE foi o primeiro a desenvolver o conceito, associando-o às organizações empenhadas na busca de resultados por meio de um processo de constante aprendizado.

De acordo com o autor, a resposta aos desafios do mercado competitivo e em permanente transformação está em uma nova forma sistêmica de pensamento, envolvendo múltiplas visões de mundo e em uma educação permanente, que promova o ser humano em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Para tanto, o autor propõe o domínio de “cinco disciplinas” fundamentais para o processo de inovação e aprendizagem – domínio pessoal, modelos mentais, objetivo comum, aprendizagem em grupo e raciocínio sistêmico – e capazes de “despertar o empenho e a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização”.

O tema aprendizagem organizacional é um tema clássico da Teoria das Organizações, sendo abordado por diversos autores como Argyris (1999) Schein, que ressaltam as questões culturais e comportamentais vinculadas à aprendizagem organizacional, considerando as crenças e valores das pessoas, assim como a importância da informação nessa dinâmica de aprendizagem.

Ao final, relacionamos a aprendizagem organizacional aos processos de compartilhamento do conhecimento entre os membros de uma organização, apresentando exemplos de empresas inovadoras que buscam processos de aprendizagem com ênfase no compartilhamento, e como os aspectos éticos devem estar presentes nos programas corporativos.

Enfim, entende-se que aprendizagem organizacional é um estado que deve permear toda a organização que queira promover a criação do conhecimento organizacional, enquanto a gestão do conhecimento é uma ferramenta que, mantendo o foco no negócio, disponibiliza a uma organização, no momento certo, o conhecimento que cada um dos seus funcionários acumula na sua vivência profissional.



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