1 - Conceituando Gestão do Conhecimento


A Gestão do Conhecimento é um dos ramos da ciência da Administração, é uma ferramenta gerencial para administrar a informação.

A Gestão do Conhecimento surgiu da prática de se agregar valor à informação e distribuí-la. E também da visão de alguns executivos dos Estados Unidos da América que objetivaram criar um programa formal de gestão do conhecimento para gerar vantagem competitiva.

Tratar a informação como negócio na sociedade do conhecimento é fundamental para que as empresas possam desenvolver sua capacidade de inovação e, conseqüentemente, tornarem-se mais competitivas (Jayme Teixeira Filho).


O aspecto fundamental do conhecimento é o capital humano, e a essência é: aproveitar os recursos que já existem na empresa para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas ao invés de tentarem reinventar a roda.

Como visto anteriormente, o gerenciamento do capital intelectual é muito mais do que gerenciamento do conhecimento, é a alavancagem dos seus três componentes: o capital humano, o capital estrutural e o capital cliente.

E preciso criar mecanismos que permitam tanto o desenvolvimento da capacidade individual de seus membros, quanto a circulação rápida do conhecimento adquirido dentro da empresa, de modo a disseminá-lo e também protegê-lo. Essa perspectiva tem sido denominada “Gestão do Conhecimento”, ou “Gestão do Capital Intelectual”.

A Gestão do Conhecimento está intrinsecamente ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, fatores estes traduzidos por novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado.


Objetivo da Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento ou Knowledge Management tem por objetivo disponibibilizar a uma organização, no momento certo, todo o conhecimento que cada um dos seus funcionários acumula em sua vivência profissional. É o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual. O objetivo é manter o foco no negócio, mantendo um posicionamento estratégico. Tem também por objetivo a valorização do trabalhador.



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