1 - Conceituando Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento surgiu da prática de se agregar valor à informação e distribuí-la. E também da visão de alguns executivos dos Estados Unidos da América que objetivaram criar um programa formal de gestão do conhecimento para gerar vantagem competitiva. Tratar a informação como negócio na sociedade do conhecimento é fundamental para que as empresas possam desenvolver sua capacidade de inovação e, conseqüentemente, tornarem-se mais competitivas (Jayme Teixeira Filho).
Como visto anteriormente, o gerenciamento do capital intelectual é muito mais do que gerenciamento do conhecimento, é a alavancagem dos seus três componentes: o capital humano, o capital estrutural e o capital cliente.
E preciso criar mecanismos que permitam tanto o desenvolvimento da capacidade individual de seus membros, quanto a circulação rápida do conhecimento adquirido dentro da empresa, de modo a disseminá-lo e também protegê-lo. Essa perspectiva tem sido denominada “Gestão do Conhecimento”, ou “Gestão do Capital Intelectual”. A Gestão do Conhecimento está intrinsecamente ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora, fatores estes traduzidos por novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado.
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