2 - Dimensões da Gestão do Conhecimento

Segundo Terra (2000) a gestão do conhecimento apresenta sete dimensões:

1. Fatores Estratégicos e o papel da Alta Administração,
2. Cultura e Valores Organizacionais,
3. Estrutura Organizacional,
4. Administração de Recursos Humanos,
5. Sistemas de Informação,
6. Mensuração de Resultados,
7. Aprendizado com o Ambiente.

Dimensão 1 – Fatores Estratégicos e o papel da Alta Administração

A definição de “áreas de conhecimento” a serem exploradas e o estabelecimento de macrovisões para a condução de projetos inovadores são papéis fundamentais da Alta Administração na Era do Conhecimento. Essas macrovisões permitem vincular a atividade individual a algo maior, a um propósito ou destino final.

Pesquisas mostram que as empresas dependem essencialmente de umas poucas habilidades, conhecimentos ou competências-chave para se manterem competitivas. O fator crítico de sucesso é dominar um conjunto limitado de habilidades e áreas de conhecimento que são importantes para seus clientes ou consumidores. Assim, também o será para a concorrência. Portanto, neste ambiente, torna-se essencial capacidade de liderança, organização e gerenciamento da força de trabalho, sem perder de vista o pioneirismo e a velocidade.



Copyright © 2010 AIEC.