Dimensão 2 – Cultura e Valores Organizacionais
Ambiente e cultura criativas – Cultura Organizacional pode ser entendida pelas normas e valores que ajudam a interpretar eventos e avaliar o que é apropriado e inapropriado. O que distingue as organizações criativas, ou “visionárias” são ações de sustentação e difusão de valores, que amparem a ideologia voltada para a inovação, ou seja, essas características culturais são enfatizadas.

Perspectiva dos funcionários – Nessas empresas, normas relativas a incentivo, tolerância e recompensa pela tomada de riscos, incentivo à troca de informações, objetivos compartilhados e trabalho em equipe, além de elevado grau de autonomia funcionam como facilitadoras na geração de novas idéias.

Recurso Tempo – Outro aspecto que deve ser destacado é o recurso tempo e sua relação com o trabalho na Era do Conhecimento, pois o conceito de produtividade é essencialmente diferente da Era Industrial. De acordo com as considerações de Von Fage, um dos precursores do estudo da criatividade no ambiente empresarial, o trabalho criativo é fatigante e precisa ser intercalado com atividades rotineiras. Por isso, o tempo deve ser visto pelos gerentes como um recurso imprescindível para a geração do conhecimento.

Espaços de Trabalho – Pesquisas apontam cada vez mais a importância do layout para a criatividade. Espaços fechados, símbolos da hierarquia, perdem lugar para espaços mais abertos e que propiciem comunicação e contatos informais. Empresas têm disponibilizado espaços para interação, relaxamento, salas de ginástica, salas de meditação etc.



Copyright © 2010 AIEC.