Dimensão 4 – Administração de Recursos Humanos
Em função das novas demandas das organizações sobre os indivíduos, como iniciativa, autonomia, criatividade, trabalho em equipe etc, o recrutamento e seleção de pessoal tem sido considerado um processo estratégico. A diversidade e variedade de características individuais e culturais tem sido uma política formal utilizada para aumentar o aprendizado organizacional.

A função treinamento tem sido encarada como educação continuada. Têm sido colocadas questões sobre como desencadear o processo de auto-aprendizado e aumentar a capacidade criativa. O paradigma do treinamento tem-se movido para o paradigma do aprendizado. O compartilhamento do conhecimento é um dos grandes desafios. Neste novo paradigma, algumas empresas têm destacado o papel dos mentores e o auto-aprendizado, como Microsoft e Xerox. Nessa última, a principal função dos gerentes é o desenvolvimento de seus empregados. A educação on-line também tem sido um importante meio utilizado na capacitação profissional, indicando a responsabilidade cada vez maior do indivíduo em seu processo de aprendizado e a necessidade de rapidez na absorção de novos conhecimentos.

Para sustentar as estratégias de aprendizado organizacional, as empresas inovadoras buscam tornar as carreiras e políticas de remuneração em estímulo à adoção de atitude de aprendizado, com incentivos ao auto desenvolvimento individual e coletivo, por exemplo, e cargos definidos de forma cada vez mais ampla, com a rotatividade entre diferentes áreas sendo estimulada.



Copyright © 2010 AIEC.