| Os mapas de conhecimento
tem as seguintes características:
- Dificuldade de
estocar conhecimento;
- Páginas
Amarelas – guias e não repositórios,
- Criação
de oportunidades de contato e socialização,
- Flexibilização
das fronteiras departamentais
- Redução
da prática de reinvenção da roda,
- Identificação
de gaps de conhecimento e pontos de concentração de conhecimentos.
Para Davenport e Prusak (1998:88), o mapa de conhecimento ou sistema
de páginas amarelas indica o conhecimento, mas não
o contém. Trata-se, portanto de um guia, não de um
repositório. Segundo os autores, o desenvolvimento de um
mapa de conhecimento envolve localizar conhecimentos importantes
dentro da organização e depois publicar algum tipo
de lista ou quadro que mostre onde encontrá-los. Mapas de
conhecimento apontam tipicamente para pessoas e também para
documentos e bancos de dados. Os autores concluem que a principal
finalidade e o mais evidente benefício de um mapa de conhecimento
é mostrar para as pessoas de dentro da empresa para onde
ir quando necessitarem de conhecimento.
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