Portais Corporativos


As empresas precisam de sistemas automatizados para trazer as informações corretas onde o usuário esteja de maneira virtual e instantânea. Os portais são poderosas ferramentas que buscam a integração de fontes heterogêneas de informação, com mecanismos de busca, publicação e distribuição de informação. Buscam equilibrar o fluxo estruturado de informação e conhecimento (explícito e tácito) no interior da organização. De acordo com TERRA (2003), com o novo mundo da conectividade – novos meios de comunicação e Internet os portais corporativos podem ser implantados com foco em Gestão do Conhecimento, sendo implementados para atender às necessidades dos funcionários, das comunidades e até da extensa rede que vai além das paredes da organização.

A nova geração de portais possui uma perspectiva sociotécnica, gestão do conhecimento e comunidades de práticas.

Há vários tipos de portais corporativos:

Portais de informações empresariais – conectam os usuários às informações
Portais Colaborativos – projetos virtuais/comunidades
Portais de especialistas – conectam pessoas com base em suas experiências
Portais de Conhecimento – combinação das anteriores para prover conteúdo personalizado.


Para refletir...
De acordo com pesquisa da Revista Exame, de 21/03/2001 sobre projetos de implantação de programas de gestão do conhecimento – os projetos fracassam, pois devem mudar a cultura individualista por colaborativa.


Copyright © 2010 AIEC.