Perfil Profissional da Equipe - O perfil necessário da equipe que trabalhará na implantação de Gestão do Conhecimento na organização abrange uma série de habilidades e capacidades:

  • pensamento sistêmico,
  • abertura cultural,
  • criatividade
  • propensão para aprendizagem contínua,
  • capacidade de comunicação e expressão oral e escrita,
  • capacidade de pesquisa e análise de informações relativas ao negócio,
  • propensão ao trabalho em equipe e a compartilhar conhecimentos, entre outras.

Teixeira Filho destaca que a proposta de implantação de um processo de gestão de conhecimento na empresa pode ser baseada na realização de um ciclo-piloto, em condições controladas, selecionando os temas, as fontes de informação e os usuários. Ao final deve-se avaliar a viabilidade e eficácia do processo.

No ciclo-piloto, o ciclo de vida dos projetos-piloto tende a ser mais curto, com controle simplificado. Mas o essencial é que haja bastante visibilidade das "lições aprendidas", ajudando a difundir os conceitos de GC sobre as aplicações práticas. Estabelecer uma memória de projetos envolve uma documentação ativa e evolutiva e uma comunicação ágil e permanente. Envolve o compartilhamento do conhecimento sobre os projetos, com todos os envolvidos: seus produtos, seu impacto, sua tecnologia, seu desempenho etc. Envolve o registro dos “truques” usados ao longo do projeto, as decisões tomadas, os problemas encontrados e as soluções que foram dadas, tornar acessíveis, portanto, a quem possa precisar (na manutenção, por exemplo), informações sobre o andamento do projeto e as implicações que ele irá gerar. Em gestão de projetos, a memória do passado é vital. O piloto abrangeria alguns temas selecionados, algumas fontes definidas e com alguns usuários, em condições controladas, visando avaliar a viabilidade e eficácia do processo.



Copyright © 2010 AIEC.