A Socialização é a fase de disseminação dos conhecimentos explicitados na etapa anterior via Intranet, grupos de discussão, e-mail, eventos, palestras, reuniões, dinâmicas e coaching. Nesta etapa o trabalho começa a permear as demais áreas da organização, com as quais se pode começar a fazer diversos tipos de validações, atualizações e complementar algumas situações específicas da realidade e do contexto. Pode ser por meio da criação de comunidades de práticas, que passam a ter a base da memória organizacional criada na etapa de Explicitação ou via integração de sistemas de informação.

O importante é que os produtos da gestão do conhecimento na empresa passem a ser apropriados por círculos cada vez mais amplos de colaboradores.

Pela reação das pessoas, pelo ritmo da sua adesão às novas práticas e recursos que estão disponíveis, pode-se perceber se o rumo escolhido será bem sucedido. Com a socialização bem incentivada e mediada, as pessoas da organização começarão a interagir com o conteúdo gerado, usando-o no seu trabalho e atualizando-o à medida que for necessário.

A socialização também é a etapa de crescimento exponencial dos conteúdos. A troca de informações entre os colaboradores, e a sua incorporação à base de conhecimentos da empresa, pode “explodir”. Por isso a preocupação com o ambiente tecnológico, a infra-estrutura, as atribuições e responsabilidades na etapa de Preparação.

Uma socialização bem gerida é fundamental para o projeto poder passar para a etapa seguinte. A socialização é uma etapa delicada, pois é quando aparecem, com mais força, as barreiras culturais em geral.



Copyright © 2010 AIEC.