Divulgação - A divulgação pode ser feita de diversas formas: por "contaminação", com a paulatina adesão de novos grupos, novas áreas ou novos processos de negócio; de forma incentivada explicitamente, com esforços de divulgação, investimento e promoção; de dentro para fora, com a divulgação para outras áreas feita pelo próprio grupo original de projeto; de fora para dentro, criando-se processos de benchmarking das melhores práticas da empresa em gestão do conhecimento com o de outras empresas. Pode também envolver projetos-piloto; pode ser um esforço explícito de endomarketing, com divulgação interna por meio de mensagens, newsletters, palestras, eventos etc.

A divulgação pode ser concomitante às demais etapas, divulgando paulatinamente as atividades realizadas e os resultados obtidos para outras áreas da empresa. O importante é que todos na organização sejam informados do que está acontecendo, saibam quais são os objetivos e as atividades, e tenham acesso aos produtos gerados e aos resultados obtidos.

Nesta etapa é de fundamental conseguir a superação das eventuais resistências, visando à adesão de todos.

Avaliação - A avaliação objetiva medir indicadores de desempenho que reflitam a sua eficiência e eficácia, obter feedback e possibilitar um novo ciclo de melhoria e inovação no processo de gestão do conhecimento implantado.

Além de indicadores quantitativos objetivos, há muitas lições aprendidas ao longo deste tipo de esforço de implantação. A etapa de Avaliação é um momento de reflexão. Trata-se aqui de aprender coletivamente com os erros e acertos, e pensar no próximo ciclo.



Copyright © 2010 AIEC.