| Resumo No presente módulo, abordamos a Gestão do Conhecimento como um conceito que vem ganhando destaque há alguns anos, originalmente nos EUA, para se criar vantagem competitiva. Em essência, consiste em aproveitar os recursos que já existem na empresa para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas ao invés de tentar reinventar a roda. É preciso criar mecanismos que permitam tanto o desenvolvimento da capacidade individual de seus membros, quanto à circulação rápida do conhecimento adquirido dentro da empresa, de modo a disseminá-lo e também protegê-lo. Essa perspectiva tem sido denominada “Gestão do Conhecimento”, ou “Gestão do Capital Intelectual”. O objetivo é disponibilizar a uma organização, no momento certo, todo o conhecimento que cada um dos seus funcionários acumula na sua vivência profissional. Os conceitos dos diversos autores, com Sveiby e Davenport, tratam da gestão de conhecimento como um conjunto de processos e técnicas para a criação, disseminação, armazenamento e utilização do conhecimento buscando atingir plenamente os objetivos da organização. Vimos, ainda, o conceito de Inteligência Competitiva relacionado à Gestão do Conhecimento, e como “criar processos e ferramentas que permitam à empresa monitorar melhor seu mercado e a concorrência, com informações de apoio à decisão nos negócios.” Posteriormente, foram examinadas as dimensões da Gestão do Conhecimento, segundo TERRA (2000) – Fatores Estratégicos e o papel da Alta Administração, Cultura e Valores Organizacionais, Estrutura Organizacional, Administração de Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Mensuração de Resultados, Aprendizado com o Ambiente. Ao final, examinou-se a existência de modelos e metodologias de implantação dessa importante estratégia de gestão. Não existe abordagem única ou metodologia padrão que atenda a diversas situações e contextos das empresas. Podemos, entretanto, encontrar alguns pontos em comum a todos os projetos equivalentes a algumas grandes etapas de implantação: preparação, explicitação, conscientização, socialização, divulgação e avaliação. Mostramos o perfil profissional da equipe, além de Etapas e Fatores Críticos de Sucesso no processo de implantação. Grandes etapas no processo de implantação da Gestão do Conhecimento são as mesmas em vários projetos: preparação, explicitação, conscientização, socialização, divulgação e avaliação. Abordamos, também, as vantagens e desvantagens de uma determinada área estar na liderança de um programa de GC. Vimos também o papel do gestor do conhecimento – CKO – Chief Knowledge Officer, além de alguns projetos no escopo de GC como memória organizacional e comunidades de Prática, além dos Portais corporativos em uma perspectiva sociotécnica. Refletimos, ainda, a necessidade de se mudar de uma cultura individualista por colaborativa e concluímos, mostrando em um processo de implantação de GC, a perspectiva da integração Tecnologia + Mudança Comportamental como uma boa opção, uma vez que considera os dois aspectos da questão. |
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