A Espiral do Conhecimento - Analisando o processo de criação do conhecimento nas empresas japonesas, NONAKA & TAKEUCHI (1997) nos mostram que a criação e acúmulo de conhecimento em nível organizacional ocorrem por meio de um processo que denominado “espiral do conhecimento”, e se processa por meio de quatro fases: socialização, externalização, internalização e combinação. Essas fases devem suceder-se, ininterruptamente, resultando em criação de conhecimento.

Na dimensão ontológica, os autores mostram que o conhecimento sai do nível individual, passando pela equipe, sendo criado no nível da organização e entre organizações. Na dimensão epistemológica há a interação entre conhecimento tácito e explícito.

Imagem - Melhorar o quadro acima

Como nos mostra Nonaka e Takeuchi, a função da organização no processo de criação do conhecimento organizacional é fornecer o contexto apropriado para:

  • facilitar as atividades em grupo;
  • criar e acumular conhecimento em nível individual, tendo em vista a dimensão ontológica do conhecimento, ou seja, em sentido restrito, o conhecimento só é criado por indivíduos;
  • estimular o compromisso dos funcionários – todos na empresa são criadores de conhecimento, pela importância da informação que fornecem.


Copyright © 2004 AIEC.