2 - A Tecnologia da Informação: potencial e limitações

A tecnologia da informação tem evoluído a grande velocidade, sendo um relevante fator de mudanças socioculturais. A tecnologia para acesso às bases de dados remotas foi possível a partir do desenvolvimento da informática e das telecomunicações, as quais permitem a transferência de grande número de mensagens, a altas velocidades, por meio de canais de comunicação como satélites e fibra ótica. O aperfeiçoamento desta tecnologia permite a organização das informações em bases de dados eletrônicas com enorme capacidade de armazenamento. O aumento do volume de informações registradas em bases de dados eletrônicas e a possibilidade de acesso direto às mesmas alimentam a produção de conhecimentos, gerando uma proliferação de novas informações.

O maior desafio para as empresas é acompanhar o ritmo acelerado das mudanças pelas quais passa o mundo. Para isso, elas devem estar preparadas para captar e tratar as informações geradas dentro e fora da organização, permitindo aos administradores tomar decisões rápidas e ações imediatas, proporcionando, assim, possibilidade de vantagem competitiva para a sua organização. Para atender a essa conjuntura é necessário obter informações atualizadas on-line, em nível não apenas da empresa, mas também mundial, e que sejam difundidas internamente em real time. E, para este fim, a tecnologia é essencial.


A tecnologia da informação é uma importante ferramenta da gestão do conhecimento durante as fases de aquisição, armazenamento, compartilhamento e descoberta de novos conhecimentos. Ela deve ser explorada em todo seu potencial, pois fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, favorecendo os processos de tratamento, disseminação e transferência de informações e conhecimentos. Neste caso, a tecnologia da informação faz, realmente, a diferença. Exemplo.



Copyright © 2010 AIEC.