Para
onde caminha a Tecnologia de Informação...
Eduardo Jorge Lapa Lima
Sem nenhuma tentativa de prever o futuro, mas com uma preocupação
em ver para onde estão caminhando as tecnologias da informação,
tentamos verificar e comentar sobre algumas tendências no mercado
de tecnologia de informação.
Já é consenso que tecnologia da informação
deve estar alinhada aos negócios, não é isso
que discutimos, o propósito agora é: como manter TI
agregando valor aos negócios? Para isso, seria ideal que conseguíssemos
enxergar o panorama dos CIOs, ou Gerentes de TI no Brasil. Depois,
entendermos em que estão sendo feitos os investimentos e por
aí adiante.
Os gerentes de TI, ou CIOs, estão vivenciando uma realidade
difícil, na qual existem novas pressões de negócios,
há pressão por resultados em uma área em que,
até bem pouco tempo, isso não era problema. O backlog
de atividades só aumenta, eles têm que responder à
competição global e a um ambiente em constante mudança,
ao mesmo tempo em que lidam com os sistemas legados e as deficiências
organizacionais, enfim, é necessário que se enxergue
isso para saber como manter tecnologia de informação
caminhando no mesmo passo que os negócios da empresa.
Ao analisarmos a organização da maioria das empresas,
observamos que suas estruturas tendem a ser verticalizadas, sustentadas
por diversas camadas gerenciais. Seus sistemas de informação,
por refletirem esta organização, são projetados
para atender apenas a necessidades de funções ou departamentos
específicos.
Por sua vez, processos de negócios e fluxos de valor da organização
– que desenvolvem o trabalho que produz resultados e valor para
os clientes – são horizontais, cruzando diversos departamentos
e funções, gerando inevitáveis problemas de interfaces.
Esta estrutura organizacional e seus sistemas de informação
não mais atendem às demandas do mercado. Precisam ser
reorganizados. Mas realizar esta transformação não
é tarefa das mais fáceis.
A TI tem o potencial de redesenhar processos. Muitas atividades seqüenciais
podem ser efetuadas em paralelo com os recursos tecnológicos
existentes hoje. Quanto maior o nível de simultaneidade, menos
tempo para concluir uma tarefa. Com uso inteligente da tecnologia
da informação, os processos podem ser simplificados,
uma vez que atividades repetidas podem ser inteiramente automatizadas.
Mas é importante ressaltar que automatizar processos ineficientes
e inadequados é jogar fora oportunidades de melhoria, sejam
as empresas pequenas, médias ou gigantescas. A TI deve automatizar
processos e fluxos de trabalho redesenhados e não processos
antigos e ineficientes, pois seria automatizar deficiências.
Tendo isso como
pano de fundo, como é que poderíamos ver as tendências
para a evolução de TI no Brasil? Segundo o Gartner Group,
os gastos com TI já ultrapassam oito por cento das receitas
das empresas. Em longo prazo, telecomunicações será
a área de maior crescimento no Brasil, os programas de governo
eletrônico vão alimentar o crescimento da indústria
de TI na área pública, o Brasil continua atraindo fornecedores
de soluções, entre outras minúcias que podem
nos levar a refletir melhor sobre o mercado de tecnologia. Analisando
um pouco o mercado, e indo mais profundamente na questão técnica,
conseguimos ver que novas tecnologias têm distintas velocidades
de adoção no Brasil.
O B2B se desenvolve muito bem por aqui, levando juntas aplicações
de portais corporativos, desenvolvidos com tecnologias de ponta. Conceitos
de integração de sistemas surgem naturalmente, a preocupação
com segurança de informação cresce também
e assim vão surgindo novas aplicações.
As empresas vêm investindo largamente na integração
da cadeia de valor, alavancando com isso, novas versões e módulos
de sistemas de ERP, integração destes com os sistemas
legados. Aplicações de SCM (Supply Chain Management)
estão sendo amplamente utilizadas e ganham cada vez mais funcionalidades.
Com o aumento de concorrência, globalização, entre
outros fatores, as empresas ampliaram seus cuidados com o cliente,
assim sendo, aplicações de CRM (Gestão de relacionamento
com clientes) começam a ganhar força e se tornam indispensáveis
para grandes empresas.
Como estamos vivenciando a era do conhecimento, ou se preferirem,
da informação, as organizações começam
a ter preocupação em gerir os capitais intelectuais,
com isso, iniciativas de gestão do conhecimento tomam força
e junto com elas vêm: utilização em larga escala
de intranets, softwares de mapeamento de processos, aplicações
de GED, softwares de colaboração, softwares de integração
de equipes de trabalho, sistemas para captação e disseminação
de conhecimento, sistemas de e-learning entre outras.
Por último e não menos importante, deixei para falar
das aplicações de Datawarehouse, bussiness
inteligence e data mining. Em uma pesquisa realizada
pela americana Survey.Com, ficou claro que as empresas estão
prestes a fazer mais gastos com as soluções de BI e
DW somados ao aumento de uso desses recursos. O estudo indica um forte
crescimento de investimentos em TI pelas empresas e, também,
que as vendas estão distribuídas entre as seguintes
categorias de produtos: sistemas, incluindo processadores, sistemas
operacionais e ferramentas associadas e armazenamento, consultorias
especializadas no processo de criação entre outros pequenos
itens. É preciso então estar atento a essa oportunidade.
Grandes
desafios de TI