Tecnologia da Informação no Planejamento Estratégico

Para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, as empresas devem saber antecipadamente onde, como e quando devem operar no futuro. O Plano estratégico deve ser construído por meio da análise dos pontos fortes e fracos da empresa, os quais servirão de base para traçar as estratégias de desenvolvimento e criar os objetivos a serem alcançados, que possibilite a levar a empresa ao sucesso.

O ambiente interno das empresas está em permanente mudança. Em busca da maximização das vantagens competitivas, as empresas lutam na busca por maior atenção ao cliente, mais agilidade e flexibilidade, um nível superior de qualidade, e uma constante capacitação e motivação dos recursos humanos.

Para desenvolver um Plano Estratégico, a empresa deve formular os objetivos que pretende atingir no longo prazo, após levantamento/investigação e análise de informações sobre seis principais fatores condicionantes da competitividade.

Esses fatores são: competidores tradicionais, novos entrantes, fornecedores, consumidores, produtos/serviços substitutos potenciais e os já ofertados pela indústria naquele setor e os agentes reguladores.



Copyright © 2010 AIEC.