| A
partir dessa análise, pode-se obter uma radiografia útil do
setor, para a visão estratégica, cujos dados alimentarão
o Planejamento Estratégico com informações
úteis para balizar a visão de negócio, principalmente
quanto às ameaças
e as oportunidades
existentes.
Para o estabelecimento de um Plano de Ação, no nível gerencial, em função do Planejamento Estratégico, é fundamental a divulgação da visão, dos objetivos, da análise de cenário, das metas e fatores críticos de sucesso, para todos na organização. Em função das metas, é necessário o debate e a negociação das condições e recursos com todos os níveis da empresa. As metas podem ser questionadas, e até mesmo podem ser repensadas, em função desse processo.
Planejamento Tecnológico - O Planejamento Tecnológico é um processo estruturado em diversas atividades, cuja aplicação varia em função do setor da indústria, do ambiente organizacional, dos objetivos e setores estratégicos e do tipo de tecnologia em questão. Todas as ações têm como referência a ação estratégica, e o objetivo de criar, sustentar ou aumentar a vantagem competitiva da empresa. Qualquer tecnologia a ser utilizada deve estar madura e estável e, atualizada para o objetivo ao qual se propôs. Outro fator importante é o treinamento, que deve ser encarado como investimento, já que um recurso tecnológico mal utilizado pode gerar custos.
Por ser cada vez mais um recurso estratégico, a aplicação de novas tecnologias precisa ser cuidadosamente planejada, organizada e controlada pelas empresas. Como defende Tadeu Cruz (1998), deve-se usar a metodologia desenvolvida por ele, denominada Operar, que possibilita planejar e executar um plano de Tecnologia da Informação: |
Copyright © 2010 AIEC. |
Operar – é a metodologia que implica em: |
|
|