Gerações de portais públicos (Eckerson)


Geração

Categoria

Características

Primeira

Referencial


Máquina de busca, com catálogo hierárquico de conteúdo da web Cada entrada de catálogo contém uma descrição do conteúdo e um link.

Segunda

Personalizado


O usuário, por meio de um identificador e uma senha, pode criar uma visão personalizada do conteúdo do portal, conhecida como “minha página”. Essa visão mostra apenas as categorias que interessam a cada usuário. O portal pode avisar ao usuário sempre que um novo conteúdo for adicionado às categorias por ele assinaladas.

Terceira

Interativo


O portal incorpora aplicativos tais como correio eletrônico e leilões, permitindo ao usuário interagir com o portal e seu provedor de conteúdo. Os usuários podem selecionar essas aplicações para suas páginas pessoais.

Fonte: Dias, C. A. Portal corporativo: conceitos e características.

O destino está em uma economia na qual o B2B e o B2C permitem às empresas se relacionar em qualquer direção, por meio de diversos sistemas ligando a cadeia de fornecedores, automaticamente e on-line.

O progresso dos portais Internet chamou a atenção da comunidade corporativa, a qual vislumbrou a possibilidade de utilização dessa tecnologia para organizar e facilitar o acesso às informações internas da empresa. Apesar das semelhanças tecnológicas, os portais públicos e os portais corporativos atendem a grupos de usuários diversos e têm propósitos completamente diferentes.



Copyright © 2010 AIEC.