Portal
– principal ferramenta de codificação e de utilização do conhecimento organizacional. Mas deve haver aderência do usuário – e isso passa por interfaces bem planejadas e executadas.


Visão centrada no usuário possibilita garimpar informações de fontes de dados estruturados, como sistemas legados, financeiros, RH, CRM e Datawarehousing, juntamente com outras fontes menos estruturadas de informação e conhecimento, oferecendo informações em uma via única e personalizada, através da interface dos portais, como por exemplo: e-mails, documentos, processos em workflow, histórico da atuação de colaboradores em comunidades de prática, fóruns e teleconferências.

Portal de Conhecimento Corporativo - A nova geração de portais deve ser focada na perspectiva sociotécnica, que inclui gestão do conhecimento e comunidades de práticas.

Trata-se de uma aplicação pragmática da gestão do conhecimento.

É uma plataforma emergente para melhorar o alinhamento, os processos centrais do negócio, a disseminação de informações e a colaboração ampla em empresas baseadas no conhecimento.
De acordo com Terra (2002), um Portal de Conhecimento Corporativo (PdCC) mais avançado torna-se essencial para o ambiente de inovação, tornando-se ferramenta de vantagem competitiva, aperfeiçoando e distribuindo capital intelectual.



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