De acordo com Terra (2002), os PdCC podem causar impacto na maneira como as empresas valorizam e recompensam os insights, a criatividade e as capacidades analíticas de seus funcionários. É uma ferramenta multidisciplinar e coletiva, com visão corporativa e colaborativa, superando disputas internas.

Podem também funcionar como uma valorização dos funcionários, à medida que possibilitam aos mesmos realizar conexões com projetos que possam lhes interessar e comunidades de seu interesse, notícias corporativas etc.

Relação entre Portais e Esquemas de Gestão do Conhecimento -
Portais podem prover valor considerável à gestão do conhecimento. Não tem por objetivo apenas automatizar processos. Visam ainda:


  • Aumentar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.
  • Facilitar a busca de conhecimento previamente desenvolvido.
  • Apoiar as comunidades de práticas.
  • Acelerar o processo de treinamento e produção de novos colaboradores.
  • Acessar uma vasta quantidade de dados e fontes de informação.
  • Conectar pessoas – utilização e criação de conhecimento documentado (explícito) ou a identificação de pessoas que são fontes de conhecimento e/ou podem aplicar seu conhecimento tácito às novas situações de negócio específicas, aumentando a capacidade de inovação.


Copyright © 2010 AIEC.