Por meio dos Portais a empresa aumenta capital intelectual mediante a codificação parcial do conhecimento tácito de seus funcionários e melhor utilização do capital intelectual desses.

São estratégias de implementação de portais:

  • Superar visão reducionista do portal como ferramenta de TI.
  • Concebê-lo como um instrumento de negócio.
  • Usá-lo como suporte à Gestão do conhecimento.
  • Visar ao alinhamento com estratégias empresariais.
  • Priorizar onde agregar mais valor.

Os Portais Corporativos podem ser:

  • Portais de informações empresariais – conectam os usuários às informações.
  • Portais Colaborativos – projetos virtuais/comunidades.
  • Portais de especialistas – conectam pessoas com base em suas experiências.
  • Portais de Conhecimento – combinação das anteriores para prover conteúdo personalizado.

Quanto à função, os portais podem ser:

  • Portais com ênfase em tomada de decisão – auxiliam executivos, gerentes e analistas a acessar as informações corporativas para a tomada de decisões (conecta pessoas a informações).
  • Portais com ênfase em processamento colaborativo – lidam com informações tanto da cadeia produtiva quanto de fora dessa cadeia (conecta pessoas a pessoas).
  • Portais de suporte à decisão e processamento colaborativo – são mais abrangentes. Capazes de fornecer conteúdos mais personalizados.


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