4 - Cooperativa em mercado de duopólio
Na estrutura de mercado de duopólio, a oferta é composta pela produção de duas firmas. A demanda de mercado é única e negativamente inclinada, de forma que o preço de mercado depende da oferta conjunta das duas firmas existentes. Desse modo,
o resultado econômico de uma firma depende da estratégia
adotada pela concorrente. O preço de mercado é reduzido à medida que a oferta agregada se eleva. Portanto, o lucro de uma firma diminui quando a outra firma concorrente adota a conduta de aumentar sua produção. Considere que uma das firmas seja uma cooperativa e a rival uma empresa de capital. O desempenho econômico da cooperativa deriva da diferença entre o custo de produção da concorrente e seu próprio custo de produção, mais o lucro previsto pelo co-ofertante. O resultado econômico da cooperativa será maior na proporção em que o custo de produção e a previsão de lucro da firma rival sejam maiores. Pode-se concluir
que a sobrevivência de uma organização cooperativa
que atue em mercado de duopólio depende de dois fatores determinantes:
tecnologia de produção e política de preço. |
Copyright © 2010 AIEC. |