4 - Cooperativa em mercado de duopólio


O duopólio é uma estrutura de mercado em que existem dois produtores que dominam toda a oferta.

Na estrutura de mercado de duopólio, a oferta é composta pela produção de duas firmas. A demanda de mercado é única e negativamente inclinada, de forma que o preço de mercado depende da oferta conjunta das duas firmas existentes.

Desse modo, o resultado econômico de uma firma depende da estratégia adotada pela concorrente.

Assim, cada firma define sua produção e não o preço. Para tomar esta decisão, considera como dada a produção do concorrente.

O preço de mercado é reduzido à medida que a oferta agregada se eleva. Portanto, o lucro de uma firma diminui quando a outra firma concorrente adota a conduta de aumentar sua produção.

Considere que uma das firmas seja uma cooperativa e a rival uma empresa de capital. O desempenho econômico da cooperativa deriva da diferença entre o custo de produção da concorrente e seu próprio custo de produção, mais o lucro previsto pelo co-ofertante. O resultado econômico da cooperativa será maior na proporção em que o custo de produção e a previsão de lucro da firma rival sejam maiores.

Pode-se concluir que a sobrevivência de uma organização cooperativa que atue em mercado de duopólio depende de dois fatores determinantes: tecnologia de produção e política de preço.

A tecnologia de produção irá determinar os custos de produção, enquanto a política de preços define os resultados operacionais.



Copyright © 2010 AIEC.