5 - Cooperativa em mercado de oligopólio


O oligopólio é uma estrutura de mercado em que existem poucos produtores que dominam parcela expressiva da oferta.

O mercado oligopolizado pode ser formado por poucas firmas que constituem a indústria. Este é o caso dos setores automobilístico, siderúrgico e petrolífero.

Também, pode ser formado por poucas firmas que controlam grande parcela do mercado e muitas outras que detêm a parte residual do mercado.

É exemplo dessa situação o mercado de refrigerante no Brasil cujo domínio pertence à Ambev (Antarctica e Brahma) e à Coca-cola, mas é integrado por grande número de firmas menores que atuam, em geral, em mercados regionais.

Nos mercados com estruturas oligopolizadas, a curva de demanda é inelástica e os consumidores têm pouca capacidade de reação ao poder de mercado dos produtores oligopolistas.

Geralmente, os oligopólios exploram produtos homogêneos cujo volume transacionado propicia a obtenção de ganhos de escala ou produtos diferenciados que envolvem processos tecnológicos de uso restrito.

As cooperativas de produtores quando participam de mercados oligopolizados, trabalham com produtos homogêneos, tais como leite e grãos.

Nessa condição, elas reúnem a produção atomizada de seus associados coordenando o processamento e a distribuição do produto.

Feitas essas considerações, pode-se concluir que a estrutura de mercado de oligopólio ou de oligopsônio constitui alternativa plausível para melhorar a inserção econômica de seus cooperados quando o empreendimento envolvido apresentar economias de escala ou algum grau de diferenciação em relação aos potenciais concorrentes.



Copyright © 2010 AIEC.