| As
diferenças mais relevantes em relação ao cooperativismo
tradicional são as seguintes:
- existência
de compromisso contratual em que são estabelecidos os direitos
de os associados entregarem certa quantidade de produto com qualidade
especificada;
- associação
de um grupo fechado de cooperados em área selecionada, que orientam
sua produção ao atendimento de demandas bem definidas;
- em razão
da estratégia de adicionar valor ao produto, os investimentos
necessários às atividades de produção e
marketing são rateados proporcionalmente ao uso programado que
o associado fará do negócio coletivo. Estima-se que 40%
a 50% do capital dessas cooperativas sejam próprios;
- devido ao fato
de o sistema de associação ser fechado, as quotas (contratos
de entrega) são negociáveis. Em conseqüência,
existe um mercado secundário para tais quotas de capital e seu
valor pode variar, de acordo com as expectativas que se faça
a respeito da performance da cooperativa;
- como estas cooperativas
trabalham em segmentos de mercado mais estreitos, há pouca heterogeneidade
entre os sócios;
- as cooperativas
de nova geração são geridas por administradores
contratados e recebem apoio consultivo de profissionais altamente qualificados;
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