Portanto, obedecem a lógicas ditadas pelas respectivas estruturas de mercado e suas tendências tecnológicas, envolvendo combinação das seguintes condutas:

  • Estratégias diversificadoras: grupos realizam aquisições em mais de um ramo de atividade e fortalecem suas posições em cadeias distintas, e/ou ampliam raio de atuação no mercado interno adquirindo empresa fora de seu antigo core business;

  • Estratégias verticais: grupos realizam aquisições a montante ou a jusante na mesma cadeia produtiva.

  • Efeito boom de consumo: investidores procuram usufruir forte posição de mercado e de redes de distribuição das empresas receptoras para introduzir suas marcas, ou franquia de marca, em momento de grande expansão do consumo interno;

  • Estratégias financeiras: os investidores adquirem participação minoritária em empresas de capital aberto, ou em vias de abertura. A aquisição significa capitalização da empresa (aumento de capital) e exibe ao investidor um horizonte curto de realização.

O aumento da concorrência tem ocasionado uma crescente diminuição das margens de lucro em muitos mercados, obrigando as cooperativas a reestruturarem-se para adaptar ao novo ambiente. Com isso, novas estratégias de crescimento têm surgido, muitas das quais baseadas na diversificação das atividades das firmas. O processo de diversificação das firmas pode acontecer a partir do seu crescimento interno ou externo.

Quando é feita a opção pelo crescimento interno, a companhia busca desenvolver os seus recursos internamente. Isto pode ocorrer pela diferenciação do produto no mesmo mercado ou por meio de migração para outros mercados (inclusive com a construção de novas plantas) na tentativa de aproveitar melhores taxas de crescimento da demanda.

A opção pelo crescimento interno poderia ser motivada por vários fatores:

1. O fato da firma não assumir nenhum tipo de dívida de outra empresa;
2. Ter a possibilidade de escolher com liberdade seus ativos bem como sua alocação dentro da empresa;
3. Não incorrer em custos de transação decorrentes das negociações para aquisições ou fusões.



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