A comercialização da produção agrícola envolve várias etapas realizadas pela cooperativa, apresentadas a seguir.


Recebimento da produção:
a cooperativa recebe, normalmente, a produção dos associados praticamente como foi colhida na propriedade rural.
 

Classificação e padronização:
com o objetivo de homogeneizar o produto, a cooperativa realiza um trabalho de classificação, separando-o por tipos: tamanho, coloração, consistência, qualidade etc., segundo padrões definidos pelos órgãos reguladores e exigidos no mercado;


Embalagem –
com a forte segmentação do mercado consumidor e a proliferação dos pontos de venda, um pequeno produtor dificilmente teria acesso direto ao mercado consumidor. A cooperativa, mediante investimentos coletivos em máquinas e instalações, viabiliza o processo de embalagem dos produtos, conforme exigências mercadológicas, desonerando o produtor de tal encargo.


Transporte –
a cooperativa pode arcar com os custos de distribuir os produtos até os armazéns dos atacadistas e varejistas;


Venda final –
a cooperativa, também, pode estruturar-se para realizar a comercialização da produção dos cooperados em bolsas de mercadorias, centrais de abastecimentos, supermercados, enfim, em todos os locais próprios para a sua comercialização.


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