:conhecimentos Conhecimento é um termo usado para indicar informações organizadas aplicáveis na solução de problemas (WOOLF, 1990); indica informações que foram organizadas e analisadas para torná-las compreensíveis e aplicáveis na solução de problemas ou na tomada de decisões (TURBAN, 1992). Conhecimentos consistem de verdades e crenças, perspectivas e conceitos, julgamentos e expectativas, metodologias e know-how (WIIG, 1993); conjunto de insights, experiências e procedimentos que são considerados corretos e verdadeiros e que guiam os pensamentos, comportamentos e comunicações entre as pessoas (SPEK & SPIJKERVET, 1997). :competitividade empresarial Competitividade empresarial é a capacidade da empresa de formular e implementar estratégias concorrenciais que lhe permitam conservar de forma duradoura uma posição sustentável no mercado (COUTINHO & FERRAZ, 1994, p.18). :levantamento Levantamento é a coleta de dados primários por meio de perguntas sobre atitudes, preferências e comportamento de compra das pessoas; utiliza-se o questionário como instrumento de coleta de dados. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993). :liderança Liderança está mais ligada à comunicação e facilitação do que com autoridade, controle e tomada de decisão. A liderança só acontece quando todos os níveis de gerência entendem, assumem o compromisso e têm a habilidade de conciliar necessidades e motivações conflitantes (TWEED, 1998, p.194). :incerteza Incerteza é aquela situação em que a probabilidade do resultado de um evento é desconhecida, opondo-se a situações de risco em que cada resultado tem uma probabilidade conhecida. Incerteza é uma medida da ignorância organizacional do valor de uma variável no espaço informacional. :data mining Data Mining (DM) ou Mineração de Dados é tarefa do estabelecimento de novos padrões de "conhecimento", geralmente imprevistos, partindo-se de uma massa de dados previamente coletada e preparada para este fim. :data warehousing Segundo ELIANA SODRÉ, "o objetivo do Data Warehousing é incorporar o processamento de informações para apoiar a tomada de decisão, dando à empresa a capacidade de Business Intelligence, uma vez que auxilia a compreensão dos resultados obtidos e a análise de tendências". :vantagem competitiva Vantagem competitiva é uma vantagem sobre os concorrentes, obtida quando se oferece aos clientes maior valor, seja por meio de preços mais reduzidos ou proporcionando maiores benefícios que justifiquem preços mais elevados. Para ser competitivo, é preciso focar naquilo que a companhia faz melhor que os concorrentes. As cinco fontes de vantagem competitiva são: preço baixo, produto exclusivo, serviço diferenciado, foco fino de mercado, relacionamentos (TWEED, 1998, p.79). Capacidade de uma empresa de conferir atributos e valores para produtos e serviços ofertados aos seus clientes, a fim de diferenciar-se da concorrência. (PORTmacroambienteER, 1996). :macroambiente Macroambiente designa as forças sociais maiores que afetam o microambiente, são forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993). :marketing Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993). A filosofia de administração de marketing que sustenta que alcançar os objetivos organizacionais depende da determinação das necessidades e desejos dos mercados-alvo e da satisfação destes de maneira mais efetiva e eficiente do que os concorrentes. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993). :planejamento estratégico Planejamento estratégico é processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidades de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatório (KOTLER, 1995, p. 63); Baseia-se no desenvolvimento de uma missão da empresa, objetivos de apoio, um portifólio de negócios bem estruturado e estratégias funcionais coordenadas. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993). :custos Custos – refere-se à estratégia competitiva utilizada por muitas empresas durante a década de 80 e abordada por KOTLER (1997) como a administração voltada para o denominador. :resultado Resultados – refere-se a estratégias competitivas que começaram a ser implementadas pelas empresas durante a década de 90, que KOTLER (1997) chama de administração voltada para o numerador. :Benchmarking O termo inglês "bench - mark" pode ser traduzido por ponto de referência ou exemplo-padrão. Por "benchmarking" entende-se a comparação de determinado processo, ou seu resultado, com aquele de líderes reconhecidos no mercado, tomados como referenciais, para identificar oportunidades de melhoria da qualidade. Seu objetivo é estabelecer os padrões de desempenho alcançados pelos líderes de mercado e envidar esforços para conseguir a superação em determinada atividade ou processo na organização como um todo. (CAMP, 1994); É pois, o processo de comparar métodos de trabalho e serviço em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que conduzem a resultados de melhor qualidade. (GLANZ, 1992; FORD, 1993); É uma técnica instrumental da inteligência competitiva definida como: "processo de comparação sistemática de produtos e serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas consideradas excelentes em algo determinado." (MACEDO & PÓVOA FILHO, 1994). :Cloaking Program Cloaking significa acobertamento, ocultamento. :Cloaking Do vocabulário da língua Inglesa, “Cloaking” significa dissimulação ou cobertura com algo que se possa passar desapercebido aos outros. Camuflagem. :fluxo de informação 1- A informação precisa ser pesquisada e coletada, pois nem sempre está disponível; 2- O processo de Inteligência Competitiva, para dar resultados, precisa ser permanente e não esporádico; 3- O quadro de referência competitiva evolui no tempo e, por isso precisa ser avaliado historicamente. :sucesso dos processos da Inteligência Competitiva 1. Regionalidade: quanto mais globalizado for o tema de interesse, mais difícil será o processo de obtenção de informações específicas. 2. Dinamismo: quanto mais dinâmico for o tema de interesse, maior será o problema de acuracidade das informações coletadas. 3. Regulamentação: se o tema de interesse não estiver no escopo de regulamentação de nenhum órgão ou instituição e, consequentemente, os agentes dos setores envolvidos não tiverem que prestar contas das suas atividades, então será mais difícil obter informações específicas. 4. Concentração: quanto menos agentes existirem atuando no tema envolvido, mais fácil será obter informações específicas. 5. Integração: quanto maior for o controle dos agentes atuando no tema de interesse sobre seus recursos e fornecedores, mais difícil será obter informações específicas. :timing Timing é um termo usado para indicar atualidade de informações ou fontes. :cliente Destinatário de um produto provido pelo fornecedor. (ABNT ISO 8402/1993). :Fatores Críticos de Sucesso Fatores Críticos de Sucesso - são aquelas características, condições, ou variáveis que quando adequadamente sustentadas, mantidas ou gerenciadas podem ter impacto significativo sobre o sucesso da posição competitividade de uma organização dentro de um segmento industrial específico (como dentro da indústria da informação) (LEIDECKER & BRUNO, 1984). São variáveis que a gerência pode influenciar através de suas decisões e que podem afetar significativamente a posição competitiva da organização ou ainda de vários segmentos de uma indústria. O conceito de fatores críticos de sucesso pode ser aplicado a três níveis de análise : organizacional, específico daquele segmento (ramo industrial ou área de atuação), e ambiental econômico, sócio-político). Os FCS são os meios que garantem a realização dos objetivos da organização. São fatores que, pela sua natureza, podem comprometer todo o sucesso de um plano ou estratégia, devendo ser considerados como críticos e merecer uma atenção especial da administração. :capital intelectual Compreende o conhecimento que é de valor para uma organização construída de capital humano, capital estrutural e capital-cliente (EDVINSSON and MALONE, 1997). Definido também como o ativo intelectual de uma organização, incluindo patentes, bibliotecas e bases de dados, bem como o intelecto e o conhecimento agregado de seus membros. Acredita-se que este fator possa ser analisado para permitir classificar a organização como rica ou pobre em informação. (HALAL &, KULL, janeiro de 2000. :E-Gov Núcleo do Ijuris. :Ijuris: Fundado em 1999, o IJURIS já atua em diversas pesquisas sobre inteligência Jurídica e no desenvolvimento de sistemas aplicáveis ao Direito, como a Metajur, O Themis e o -Jurisconsulto. :diversificação A estratégia de crescimento da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos atuais. (KOTLER & ARMSTRONG, 1993).