Segundo Michael Porter(1998):


“Na luta pelo mercado, a competição não se manifesta apenas na figura dos outros participantes. Ao contrário, a competição num determinado setor se encontra arraigada na sua economia subjacente, e algumas forças competitivas vão bem além dos combatentes nele estabelecidos. Os clientes, os fornecedores, os entrantes em potencial e os produtos substitutos, todos são concorrentes mais ou menos ostensivos ou ativos, dependendo do setor".

As organizações reconhecem que competem com maior eficiência quando seus gerentes tomam decisões bem fundamentadas a partir de um entendimento adequado do potencial de oportunidades e de riscos de um determinado setor de negócios.

Garber (2001) afirma que “a incerteza e o risco de se tomar uma decisão errada são inversamente proporcionais ao montante de informações disponíveis no momento da decisão”.

Diante de tantas variáveis, torna-se imperativo o conhecimento máximo possível do campo requerido para que, sabendo os resultados possíveis de cada interação campo-meio, o gerente possa ditar os objetivos que nortearão o futuro do empreendimento.



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