As informações são dados organizados e que serão úteis à tomada de decisão. Servirão para diminuir a incerteza intrínseca das dúvidas gerenciais. São dados processados para serem exibidos de forma que as pessoas consigam entender. Como os executivos, ocupados em decidir os destinos de uma empresa, necessitam de informação, considera-se que é cada dia mais importante o papel dos sistemas de informação, os serviços, produtos e fontes informacionais para as empresas.

A informação deve ser pertinente, pois, do contrário, será inútil à solução do problema e não deve ser nem considerada uma informação, apenas um dado.

Gomes (2001) define a informação como sendo:


“dados organizados de modo significativo agregando conhecimento de especialistas, sendo um subsídio útil à tomada de decisão”.

No processo de transformar os dados em informação, descartam-se aqueles cujo propósito não é válido ao tomador de decisões. Da mesma forma, alojam-se os dados relacionados entre si em compartimentos semelhantes, seja este compartimento um relatório padronizado ou um gráfico. Assim, economiza-se tempo do tomador de decisões e facilita-se o acesso de todos de um grupo. Estes processos podem ser executados automaticamente.

Quando os dados tiverem sido transformados em informação, pelo menos em uma interpretação inicial, pode-se agregar valor às informações por um processo de elaboração. Daí, esse processo irá incluir características adicionais ao produto, gerar hipóteses, sugerir soluções e críticas.



Copyright © 2010 AIEC.