Depois de avaliadas, do ponto de vista da confiabilidade e da importância, as informações passam a ser conhecimento adquirido. O conhecimento é o resultado da interpretação e integração de várias informações que geram uma noção básica da situação do ambiente estudado. Isto porque a coleta sistêmica e as análises, ao longo do tempo, dão-nos uma noção de como vários fatores interagem em um ambiente. A partir do conhecimento, podemos combinar esses fatores e criar prospecção possível dentro de determinados cenários.
Segundo Garber (2001), o conhecimento é:


“o conjunto de informações (...), colhidas ao longo de um período de tempo, que nos ajuda a minimizar os riscos de uma decisão errada.”

O conhecimento não é estático. Ele se move de acordo com o ambiente a sua volta. Esse processo dinâmico é chamado de aprendizagem. O aprendizado é a aplicação de novas informações em uma estrutura de conhecimento. A aprendizagem é vital para uma organização moderna, para fazê-la entender e acompanhar o mercado.

No andar superior da escala hierárquica, temos a inteligência. Ela é ativa, pois obriga o administrador a responder à inteligência recebida.



Copyright © 2010 AIEC.