4 - As funções da Inteligência Competitiva

As funções da inteligência empresarial orientam-se pela definição do negócio, dos objetivos e das metas da organização. Segundo Marcial (1999), ela é “um excelente instrumento de produção de informação estratégica para a definição das estratégias competitivas da empresa.”

As principais funções do desenvolvimento de atividades de Inteligência Competitiva são relacionadas com as estratégias adotadas pela empresa. A IC é útil nas organizações para:

  • evitar surpresas;
  • reduzir a incerteza na tomada de decisão;
  • ter uma melhor previsão de futuro;
  • prever as grandes mudanças estruturais da indústria e prevenir surpresas tecnológicas;
  • ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente e de suas intenções;
  • avaliar de forma objetiva sua posição competitiva atual e futura;
  • identificar ameaças e oportunidades;
  • ganhar vantagem competitiva pela redução do tempo de reação;
  • melhorar o planejamento de curto e longo prazos.


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