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- Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
Por suas características de apoio e orientação para o tomador de decisões e seu objetivo de criar vantagens competitivas para a organização, a Inteligência Competitiva pode ter, num primeiro momento, seu trabalho facilmente confundido com a Gestão do Conhecimento, conforme demonstra a cadeia de valor do conhecimento. A Gestão do Conhecimento tem a função de criar valor a partir de bens intangíveis, não contabilizáveis, dentro de uma empresa. Os elementos básicos para este processo são: a informação, o processamento da informação, a comunicação e a presença imprescindível do ser humano. Para Carvalho (1995): “Pode-se ter a impressão de que um Sistema de Inteligência Competitiva (SIC) está contido em um Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC). Entretanto, em um SGC a preocupação principal está em cercar todas as informações de dentro da própria empresa. Um Sistema de Inteligência Competitiva, por sua vez, busca entender os desafios competitivos, ou seja, na maioria das vezes, está olhando para o mundo do lado de fora da empresa.” A IC não deve
se limitar a atestar aquilo que já aconteceu, devendo auxiliar
na identificação de tendências e mercados no qual
a empresa atua, bem como na identificação de competidores
latentes e/ou paralelos. |
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