Etapa 2 – Coleta e tratamento da informação

Esta etapa identifica que fontes de informação serão utilizadas para responder às questões relevantes identificadas na etapa 1. Planeja-se nessa etapa a estratégia de busca, definição de fontes (primárias ou secundárias, formais ou informais) e quem serão os profissionais responsáveis pela coleta das informações.

Etapa 3 – Análise da informação

Nessa etapa o analista transforma as informações coletadas em uma avaliação significativa, completa e confiável. É uma fase crítica do processo, pois requer profissional com habilidades específicas e especialistas no assunto pesquisado.

GOMES(2001) enfatiza que “por mais automatizado que seja o processo de IC, apenas o raciocínio humano é capaz de avaliar a real relevância e credibilidade das informações e agregar valor à sua formatação final”.

É importante ressaltar que o propósito da análise competitiva não é aprender sobre os competidores e sim oferecer alternativas para a tomada de decisão.

As metodologias mais usadas para auxiliar na análise da informação são:


• Modelo das Cinco Forças de Porter;
Fatores Críticos de Sucesso;
• SWOT;
• Cenários
• Balanced Scorecard;
• Benchmarking; e
• Data Mining.



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