| No capitalismo idealizado, sem a presença do Estado, que vive exclusivamente da livre iniciativa, as organizações passam a competir por um consumidor livre para expressar as suas preferências de compra. Neste contexto, as empresas procuram se diferenciar e estar sempre no foco dos clientes, sendo sempre a marca escolhida. Uma das formas de diferenciação no espaço competitivo é o conhecimento. O seu diferencial de mercado passa a ser o conhecimento que você possui e seu oponente não. É o conhecimento como diferencial que gera o conceito de Inteligência Competitiva de mercado. A liderança na inovação das formas de concepção de produto, e abordagem de marketing, gera para as empresas que operam em mercados competitivos:
Decidir baseado em
informação é hoje imperativo, uma questão
de sobrevivência para as organizações. O perseverante
caminhar desde o dado até a aplicação da Inteligência
Competitiva deve ser vivido intensamente, entrar no sangue da organização
de forma tão visceral que num futuro breve os executivos não
se permitirão tomar decisões, neste mundo cravejado de incertezas,
sem uma base de informações sólidas e confiáveis. |
Copyright © 2010 AIEC.
|