A decisão em se organizar e operar um programa
de cloaking é uma reação ao desenvolvimento e à
importância da Inteligência Competitiva.
Uma chave máxima da Inteligência competitiva
é que 90% de toda a informação que uma empresa precisa
para tomar decisões críticas e para entender seu mercado
e concorrentes são públicas ou podem ser sistematicamente
desenvolvida de dados públicos.
Para apreciar e explorar completamente a Inteligência Competitiva,
precisa-se entender qual é o significado de “público”
neste contexto. Em Inteligência Competitiva, o termo é tomado
no seu sentido mais amplo. Público para a Inteligência Competitiva
não é o mesmo que o publicado, ele é um conceito
significativamente mais amplo. Em Inteligência Competitiva, o termo
“público” literalmente significa toda a informação
que se pode legal e eticamente identificar, localizar e acessar. Vai desde
um documento publicado por um concorrente, como parte de uma pesquisa
com equipe de auditoria, até os textos de uma publicação
impressa pela agência de marketing, descrevendo o lançamento
do novo produto de seu concorrente.