2 - Cloaking e Inteligência Competitiva

A decisão em se organizar e operar um programa de cloaking é uma reação ao desenvolvimento e à importância da Inteligência Competitiva.

Uma chave máxima da Inteligência competitiva é que 90% de toda a informação que uma empresa precisa para tomar decisões críticas e para entender seu mercado e concorrentes são públicas ou podem ser sistematicamente desenvolvida de dados públicos.

Para apreciar e explorar completamente a Inteligência Competitiva, precisa-se entender qual é o significado de “público” neste contexto. Em Inteligência Competitiva, o termo é tomado no seu sentido mais amplo. Público para a Inteligência Competitiva não é o mesmo que o publicado, ele é um conceito significativamente mais amplo. Em Inteligência Competitiva, o termo “público” literalmente significa toda a informação que se pode legal e eticamente identificar, localizar e acessar. Vai desde um documento publicado por um concorrente, como parte de uma pesquisa com equipe de auditoria, até os textos de uma publicação impressa pela agência de marketing, descrevendo o lançamento do novo produto de seu concorrente.



Copyright © 2010 AIEC.