1 - A revolução da informação estratégica

A cada 40 ou 50 anos ocorre uma crise que caracteriza o final de um ciclo técnico-econômico, que C. FREEMAN aponta como movimentos alavancadores de oportunidades de inovação e que solidificam a instalação de um novo paradigma técnico-econômico (PTE).

Desde os anos 80 estamos inseridos num novo PTE, baseado nas tecnologias de informação (TI). A figura 1 configura os últimos ciclos técnico-econômicos pelos quais passamos, ressaltando que estes ciclos podem estar sobrepostos, dependendo das realidades geográficas e setoriais que estejam sendo analisadas.

O crescente desenvolvimento que vem ocorrendo nas tecnologias de informação e de comunicações, vem alterando significativamente as formas de organização da atividade produtiva, com forte impacto nos processos decisórios empresariais.

Este novo ciclo baseado em TI já vem sendo chamado de Sociedade da Informação ou do Conhecimento.

A sociedade da Informação é um novo ambiente global baseado em comunicação e informação, cujas regras e modos de operação estão sendo construídos em todos os lugares do mundo neste momento.

A apropriação das oportunidades nesse ambiente envolve aspectos relacionados com a atividade produtiva, economia (economia do conhecimento), social, cultural, educacional, científico e tecnológico, entre outros, e em muito larga escala.



Copyright © 2003 AIEC.