Na economia do conhecimento, o sucesso é determinado pelo que você sabe e não pelo que você possui. Com isso, alteram-se os fatores determinantes da competitividade das empresas, pois passam a ser novas as vantagens competitivas empresariais.

A concorrência entre as organizações passa a ser baseada na capacidade de adquirir, tratar, interpretar e utilizar a informação de forma eficaz. Pois é a informação que fornece o maior potencial de retorno às organizações.

As organizações que liderarem essa competição serão as grandes vencedoras do futuro, enquanto as que não o fizerem serão facilmente vencidas pelos seus concorrentes. Assim, acredita-se que, a partir da Sociedade de Informação, possa-se contribuir para o crescimento sustentado e equilibrado de uma nova sociedade, se possível, mais justa.

Sem esquecer do aspecto importante de que estamos falando da necessidade das organizações e informação precisa, em tempo hábil e no local adequado. Sem perder de vista a prática da ética e da moral. Paralelamente, nossa sociedade vivencia a onda da globalização.

Globalização entendida como mais uma etapa da evolução do capitalismo, dentro de um novo padrão de acumulação, que envolve a produção mundial e a integração do comércio, mediante a desmontagem progressiva dos instrumentos protecionistas.



Copyright © 2003 AIEC.