Resumo

Os Sistemas de Inteligência Competitiva têm por objetivo prover as empresas de um programa sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação sobre as atividades dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios a fim de atingir as metas corporativas.

O Balanced Scorecard é um sistema integrado de gestão e implementação da Estratégia da Empresa, e seu propósito é "... traduzir a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica", como define o criador do BSC, Prof. Robert Kaplan da Harvard Business School.

O BSC integra a visão da empresa a partir de quatro perspectivas distintas:

1. Perspectiva financeira: Para sermos bem sucedidos como queremos ser vistos pelos nossos acionistas? Esta perspectiva incorpora diversas técnicas de medição.

2. Perspectiva do cliente: Para alcançarmos nossa visão como queremos ser vistos pelos nossos clientes? Qual a proposta de valor?

3. Perspectiva dos processos internos: Para satisfazermos nossos acionistas e clientes em quais processos precisamos alcançar excelência?

4. Perspectiva do aprendizado e crescimento: Para alcançarmos nossa visão como sustentaremos nossa capacidade para inovar, mudar, melhorar, e quais
conhecimentos precisaremos ter?

Porque implementar balanced scorecard?

  • Os sistemas financeiros tradicionais controlam o passado, colocam muita ênfase no curto prazo e não controlam variáveis criticas para o sucesso futuro;
  • Para assegurar a sobrevivência e o sucesso da empresa no futuro;
  • Tendo em vista introduzir outras perspectivas na métrica da empresa além da financeira, garantindo o equilíbrio entre os objetivos de curto prazo, longo prazo e de flexibilidade;
  • Criar uma relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos da empresa e permitir testar esta casualidade de modo a validar a Estratégia da empresa;
  • Transformar a Estratégia em um processo contínuo, por meio de revisões constantes, gerando aprendizado estratégico;
  • Levar a Estratégia a todos os níveis da empresa, transformando-a numa tarefa de todo mundo, todos os dias;
  • Alinhar toda a empresa para a Estratégia de forma a evitar dispersão de energia com conseqüentes ganhos de sinergia;
  • Traduzir a Estratégia em termos operacionais, através dos mapas estratégicos e temas estratégicos;
  • Potencializar o processo de mudança através da liderança dos executivos, utilizando um sistema de administração estratégica.


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