Resumo
O ajustamento da empresa ao seu ambiente por meio de
formulações e reformulações é definido
por Ansoff (1977) como comportamento estratégico, qual seja, o
processo de interação das empresas com seu ambiente em constante
mudança. De maneira geral, essas mudanças acabam sendo vistas
como oportunidades ou como obstáculos e ameaças a serem
vencidas.
Mintzberg e Quin (1995) apontam que pode haver cinco definições
de estratégia: plano, estratagema, modelo/padrão, posição
e perspectiva.
A Tecnologia da Informação apresenta grande potencial para gerar oportunidades e vantagens competitivas aos negócios, no entanto, poucas empresas percebem isso.
O potencial de rentabilidade de uma indústria é definido
por cinco forças competitivas: a ameaça de novos entrantes;
o poder de barganha dos fornecedores; a ameaça de produtos/serviços
substitutos; o poder de barganha dos clientes e a intensidade da rivalidade
entre os competidores.
Os conceitos estratégicos desempenham um papel efetivo em determinar o crescimento e a sobrevivência de uma empresa, e devem ser realinhados, usando uma abordagem que enfatize os fundamentos básicos da natureza combativa das condições atuais do ambiente empresarial.
|