Resumo

O ajustamento da empresa ao seu ambiente por meio de formulações e reformulações é definido por Ansoff (1977) como comportamento estratégico, qual seja, o processo de interação das empresas com seu ambiente em constante mudança. De maneira geral, essas mudanças acabam sendo vistas como oportunidades ou como obstáculos e ameaças a serem vencidas.

Mintzberg e Quin (1995) apontam que pode haver cinco definições de estratégia: plano, estratagema, modelo/padrão, posição e perspectiva.

A Tecnologia da Informação apresenta grande potencial para gerar oportunidades e vantagens competitivas aos negócios, no entanto, poucas empresas percebem isso.

O potencial de rentabilidade de uma indústria é definido por cinco forças competitivas: a ameaça de novos entrantes; o poder de barganha dos fornecedores; a ameaça de produtos/serviços substitutos; o poder de barganha dos clientes e a intensidade da rivalidade entre os competidores.

Os conceitos estratégicos desempenham um papel efetivo em determinar o crescimento e a sobrevivência de uma empresa, e devem ser realinhados, usando uma abordagem que enfatize os fundamentos básicos da natureza combativa das condições atuais do ambiente empresarial.



Copyright © 2010 AIEC.