1 - Estratégia e Inteligência Competitiva

O discurso científico dispõe de uma matriz organizativa que agencia a conceituação das coisas e dos fatos. Pode-se observar um uso crescente de expressões tais como:


  • estratégias competitivas
  • administração estratégica
  • vantagens competitivas
  • inteligência competitiva
  • inteligência empresarial estratégica.

Esses enunciados discursivos denotam ou delimitam formas de ver, pensar e agir organizacionais em um contexto de mundo globalizado.

No campo da estratégia, considerada como caminho para se alcançar um objetivo, torna-se natural o seu relacionamento com os conceitos acima referidos, pois passam a ser o produto final da própria estratégia. Isto quer dizer que, se o objetivo a ser alcançado é a obtenção de vantagem competitiva, a estratégia a ser considerada é a competitividade; e as posturas estratégicas definidas serão de crescimento e desenvolvimento, face a leitura do ambiente externo e interno da empresa (análise das oportunidades e ameaças e dos pontos fortes e fracos).



Copyright © 2003 AIEC.