7 - Holanda

Devido ao fato de ser um país com uma tradição de abertura de mercado e uma forte orientação para exportações, há, na Holanda, maior difusão das atividades de Inteligência Competitiva. Grandes empresas holandesas, tais como Unilever, DSM e Shell, têm áreas especificas de Inteligência Competitiva, utilizando sua estrutura de subsidiárias no exterior para coleta de informações.


Holanda
Grande difusão das atividades de IC;
Empresas com áreas específicas de IC
Utiliza subsidiárias no exterior para coletar informações.

8 - Suíça

Da mesma forma que a Holanda, a Suíça também é um país voltado para exportações. As empresas transnacionais têm atividades de Inteligência Competitiva bem estabelecidas, principalmente na área farmacêutica.


Suíça
País voltado para exportações;
Empresas transnacionais têm atividades de IC bem estabelecidas.

9 - Rússia

Com o fim da União Soviética, os serviços de inteligência passaram sua ênfase das informações políticas e militares para as relacionadas a economia e negócios. A KGB - agora Serviço de Inteligência Externa da Rússia - se tornou um pólo de Inteligência Competitiva, no esforço do país para construção de uma infra-estrutura industrial que possa ser competitiva internacionalmente. As empresas russas contam com o apoio do governo na obtenção de informações sobre competidores internacionais, bem como para contatos com clientes e fornecedores no exterior.


Rússia
IC = Mundança de ênfase:Políticas e militares para
economia e negócios;
Esforços voltados para infra-estrutura industrial;
Contam com apoio do governo na obtenção de informações.



Copyright © 2003 AIEC.