2 - A experiência de Santa Catarina

Para os órgãos governamentais de qualquer outro país, o processo científico de aquisição de informação é, evidentemente complementado com o trabalho de contra-inteligência, que é a proteção da informação e do conhecimento. Objetivando criar núcleos de estudos para discutir ações no âmbito governamental, Santa Catarina dá um passo pioneiro para otimizar ações em E-Gov. Para tanto, nasce no Instituto Jurídico de Inteligência e Sistemas -Ijuris, sediado em Florianópolis- SC, no mês de julho/2001 o seu Núcleo de Estudos em Governo Eletrônico, o primeiro do gênero no Brasil.

Com uma equipe multidisciplinar que começa com 27 pesquisadores, mestrandos e doutorandos de diferentes áreas do conhecimento do PPEGEP/UFSC, irá atuar na produção científica e no desenvolvimento de projetos relacionados ao uso das tecnologias da informação no âmbito governamental.

Por seu caráter pioneiro, o Núcleo E-Gov do IJURIS deve se tornar uma forte referência na pesquisa sobre o tema e perspectivas de gerar conceitos e soluções com avaliação por organismos internacionais.

O projeto mais recente, o sistema Olimpo, recupera as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e seu uso está sendo avaliado por aquele organismo internacional.




Copyright © 2003 AIEC.