Resumo

Podemos apresentar uma distribuição de frequência utilizando uma medida de tendência central e uma medida de dispersão.

As medidas de tendência central são a média, a mediana e a moda e as medidas de dispersão de uma distribuição de frequência são o desvio-padrão e a amplitude.

Quando há um número muito grande de elementos numa distribuição de frequência, podemos imaginar que a largura de cada coluna torna-se cada vez menor. Isso transforma a série de degraus que compõem a linha superior do histograma numa linha suavemente curva. A altura dessa curva em qualquer ponto é proporcional à frequência nesse ponto.

A curva de frequência mais comum é a curva normal ou curva das probabilidades. É também conhecida como curva de Gauss ou de distribuição normal. Pode ser representada pelo valor da média e da dispersão se ela for uma distribuição normal.

Todo produto ou processo, quando especificado, estabelece um valor nominal (VN) e os limites de tolerância indicando limite inferior (LIE) e limite superior (LSE). Durante a fabricação determina-se a média do processo e os limites do controle.

Admitindo-se que a variável sob controle tenha distribuição normal, uma boa especificação terá: um valor nominal (VN) coincidente com o valor médio do processo e uma tolerância total dentro dos limites de três desvios-padrão estabelecidos.

Quando a tolerância do processo de fabricação não coincide com a especificação, o processo de fabricação deve ser ajustado com relação à média ou à dispersão.

Se a tolerância do processo de fabricação é menor que a tolerância da especificação, os limites da especificação estabelecidos não levaram em consideração a capacidade das máquinas ou as máquinas escolhidas são de qualidade superior à necessária. O custo e a qualidade são superiores ao especificado.

Se a tolerância do processo de fabricação for maior que a da especificação, haverá uma quantidade maior de peças inaceitáveis do que a correspondente à tolerância natural, a especificação estabelecida, nesse caso, é muito rigorosa ou as máquinas de qualidade inferior ao necessário.



Copyright © 2010 AIEC..