Resumo

O Gráfico de Controle de Atributos, que permite o controle dos dados discretos, possibilita a identificação de qual processo deve ser controlado.

O termo atributo se refere às características de qualidade que só podem ser contadas por meio de variáveis discretas. O gráfico mais comum é de itens não conformes, conhecido por "gráfico p", que mostra a fração não conforme de uma amostra, isto é, a proporção de itens não conformes encontrados em uma amostra em relação ao número total da amostra.

O Gráfico de Controle de Atributos é utilizado para:

• descobrir a proporção média de itens não conformes durante certo tempo;
• chamar a atenção da chefia para alguma alteração na qualidade média;
• localizar quaisquer valores altos fora de controle que exijam ação;
• identificar causas de baixa qualidade;
• determinar onde utilizar os Gráficos de Controle de Variáveis para localizar as causas.

O gráfico-p é baseado na distribuição binomial e são usados limites de controle de 3 dp: Limite Superior de Controle e Limite Inferior de Controle.

Quando o Limite Inferior é negativo, ele passa a ser zero.
Pontos acima do Limite Superior de Controle – LSC, indicam que o processo em análise está produzindo itens com qualidade inferior à esperada e que necessita de correção.

Pontos abaixo do Limite Inferior de Controle, LIC, indicam que o processo está produzindo itens com qualidade superior à esperada e que se deve descobrir as causas para incorporá-las definitivamente ao processo.



Copyright © 2010 AIEC..