Resumo

Os administradores sabem que as numerosas situações e problemas por eles enfrentados não são de igual importância. Este fenômeno foi estudado pela primeira vez pelo engenheiro, economista e sociólogo italiano Vilfredo Pareto.

Em todas as organizações existem muitos aspectos a serem melhorados: horário de chegada de funcionários, erros de digitação, defeitos no material produzido em uma fábrica, trabalhos burocráticos que necessitam ser refeitos. Cada um desses problemas é produzido por uma grande quantidade de pequenas causas. Muitas vezes, estas pequenas causas são imperceptíveis à organização.

A análise de Pareto é particularmente útil no trato de problemas crônicos porque ajuda a decidir quais desses problemas se deve atacar.

Em busca da superação dos padrões internacionais de qualidade e custo, sempre que possível, convém concentrar-se nas causas que, uma vez eliminadas, provocam as maiores melhorias de qualidade ou redução de custos. Para identificar essas causas, é indispensável a utilização da Análise de Pareto. Em razão de sua simplicidade, à facilidade de visualização e à sua aplicação prática, utiliza-se a Análise de Pareto em várias situações.

Principais utilizações da Analise de Pareto:

a) Identificação dos problemas mais importantes dentro de um conjunto de problemas.

b) Apresentação de resultados de trabalhos à administração. É eficiente apresentar dados em forma gráfica.

c) Visualização de percentagens. A apresentação dos dados em percentuais facilita a identificação imediata dos diferentes problemas.

d) Auxílio na construção do Diagrama de Ishikawa.

e) Comparação de situações. Pode ser interessante fazer uma análise de Pareto após o processo de solução do problema para verificar se uma solução funciona.

f) Distribuição de informações aos funcionários.



Copyright © 2010 AIEC..