:e-books E-books, são livros editados inteiramente em formato eletrônico, normalmente comercializados a preço muito competitivo em relação aos livros impressos. :Sebrae Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa :Softex Organização internacional, formada por ex-alunos de empreendedorismo de Harvard, voltada para a promoção do empreendedorismo nos países em vias de desenvolvimento. :Instituto Endeavor Organização internacional, formada por ex-alunos de empreendedorismo de Harvard, voltada para a promoção do empreendedorismo nos países em vias de desenvolvimento. :Anprotec Associação das Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnologicamente Avançados :Finep Financiadora de Estudos e Projetos – Agência governamental de financiamento de atividades inovadoras, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. :sunk costs Sunk costs é termo utilizado na literatura administrativa internacional para designar os custos de oportunidade intrínsecos a um investimento. Isto é, se após o empreendedor adquirir máquinas, equipamentos e instalações e contrata o pessoal - verificar que o negócio não está andando como previsto, o custo para “desinvestir”, ou seja, vender o que foi adquirido e dispensar as pessoas, é muito grande. Isto talvez impedirá que ele venha a investir em outra oportunidade alternativa. Nesse caso, obviamente, um bom planejamento teria identificado os riscos e poderia evitar os custos adicionais. :start-up Start-up indica início, é termo habitualmente utilizado para identificar empresas em fase inicial de operação. :estratégico Em nível estratégico, o planejamento reúne decisões que afetam toda a organização, tomadas a partir da análise do cenário competitivo e que são deliberadas pela alta gerência ou nível institucional da empresa. :tático No nível tático, o planejamento afeta determinados setores da empresa e procura sincronizar as decisões estratégicas com as atividades operacionais. As decisões, nesse nível, ficam a cargo da média gerencial ou nível gerencial da empresa. :operacional O planejamento operacional é focado na definição de procedimentos padronizados, de rotinas segundo as quais as definições tomadas no nível tático serão aplicadas. :Plano de negócio completo O plano de negócio completo é composto de 15 a 40 páginas, recomendado para objetivos de captação de recursos, para alguma parceria ou apoio do governo, ocasião em que é necessário mostrar todos os aspectos que o negócio envolve. :Plano de negócio resumido O plano de negócio resumido possui de 10 a 15 páginas e normalmente é utilizado como uma “carta de intenções” destinada a despertar o interesse em pontos essenciais, até que um plano de negócio completo seja requisitado. É indicado nos casos em que os analistas preferem fazer triagem inicial para depois analisar em detalhes os planos selecionados. :Plano de negócio operacional O Plano de Negócio Operacional consiste na aplicação do plano de negócios como ferramenta de gerenciamento. Não há uma extensão definida, devendo ter a riqueza de detalhes julgada conveniente pela equipe gerencial. :networking Networking – Termo inglês, usualmente utilizado em planos de negócio. Designa a rede de contatos que o empreendedor possui. Tal rede pode envolver gerentes de bancos, outros empreendedores, profissionais de renome, consultores experientes, pessoas-chave em organizações setoriais; enfim, um conjunto de interlocutores que possuem informação atualizada e valiosa sobre o ramo de negócios em que o empreendedor se instala. :nicho de mercado Em determinado mercado, o nicho é o segmento dele que consegue ser cativado por determinada empresa, em função de um diferencial específico que ela ofereça, como preço e qualidade. :market-share Termo inglês, habitualmente utilizada nos negócios, que identifica a participação de uma determinada empresa ou produto no mercado. :start-up Empresa start-up é o termo usado para indicar a empresa nascente, que inicia as atividades empresariais. :PIB 153u02m01a02p03 O produto Interno Bruto calcula o valor agregado dos bens e serviços criados num país, em determinado ano, por seus residentes ou não-residentes, como multinacionais que atuam no país. O PNB, Produto Nacional Bruto, é a medida da riqueza nacional considerando apenas a atuação dos residentes. :IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, responsável pela elaboração das contas nacionais do Brasil, entre elas o cálculo do PIB. :equipe gerencial Equipe gerencial é a que toma as decisões estratégicas do negócio, podendo ser composta por pessoas de várias áreas de uma organização ou, como ocorre em muitos casos, apenas pelo empreendedor individual. :questões críticas São questões críticas • definir o segmento de mercado; • selecionar dados estatísticos a partir de publicações especializadas; • obter a relação de clientes potenciais via lista telefônica, Internet, junta comercial; • definidos os clientes potenciais, efetivar uma coleta de dados, a partir de questões objetivas; • cuidados importantes: incentivos para o respondente e capacidade do respondente; • definir, previamente, um método de análise dos dados. :consumidores Para efeitos de elaboração do plano de negócio deve ter-se em mente que os consumidores podem ser pessoas ou empresas. Nas duas situações, é de identificar-se o perfil e o comportamento do nsumidor, fazendo as adaptações necessárias para cada caso. Note-se, também, que os termos consumidores e clientes estão sendo usados com o mesmo sentido. :concorrentes diretos e indiretos Concorrentes diretos são aqueles que atuam no mesmo segmento de mercado, oferecendo produtos ou serviços similares; concorrentes indiretos oferecem produtos ou serviços substitutos. Exemplo pode ser encontrado no mercado de livros. Uma livraria pode identificar como seu concorrente direto outra livraria, instalada na mesma região da cidade. Pode, ainda, identificar como concorrente direto livrarias virtuais que, por meio da Internet, podem vender e entregar livros na mesma região. Porém, um livro, em muitas situações, é meio de lazer. Nesse caso, todas as ofertas de lazer acessíveis para os mesmos clientes focados pela livraria, como a locação de vídeos, um teatro, e outros, exercem, indiretamente, concorrência à venda de livros. :formas de venda As formas de venda habitualmente identificadas são a venda pessoal direta, com o uso de vendedores; a venda por intermédio de distribuidores; a venda por meio de franquias (empresas habilitadas por um franqueador e que operam utilizando a marca, instalações e serviços padronizados por ele e que o remuneram com a taxa de franquia e, em alguns casos, com percentual sobre a venda); a venda por telemarketing e a venda pela Internet. :patente O INPI (2003) define patente como: “É um título de propriedade temporário outorgado pelo Estado, por força de lei, ao inventor/autor ou pessoas cujos direitos derivem do mesmo, para que esta ou estas executem terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc”. Uma marca, por sua vez, “… é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. :INPI É o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão do governo federal que analisa e concede, à luz da legislação brasileira, o registro de marcas e patentes. :A As situações do tipo A são resultantes do cruzamento entre pontos fortes da empresa e oportunidades identificadas no mercado. Por exemplo, o ponto forte de um novo empreendimento pode ser sua capacidade de investimento. Pode ter sido identificada no mercado a oportunidade de uma ampla rede de atendimento direto ao consumidor, que pode ser suprida pela abertura de várias filiais ou pela aquisição de concorrentes em situação crítica e com base já instalada. Esse tipo de relação constitui, segundo Silveira (2001), fator crítico de sucesso do negócio. :B As situações do tipo B demonstram a exposição de pontos fortes da empresa às ameaças existentes no mercado. É o caso, por exemplo, de empresa que possui como um de seus principais atributos a liderança em capacitação tecnológica, mas que identifica a entrada de novo concorrente capaz de igualar-se ou superá-la no atributo. :C As situações do tipo C demonstram a incapacidade da empresa de, durante determinado período, usufruir oportunidades do mercado em função de algumas deficiências. Imagine, por exemplo, que um novo serviço, ao ser lançado, tenha aceitação extraordinária na região definida como prioritária pela empresa. Imediatamente, ela identifica demanda importante para o serviço em outras regiões, o que pode aumentar sensivelmente seus resultados. Entretanto, por ser empresa iniciante, ela não possui recursos suficientes para fazer frente aos custos operacionais envolvidos na ampliação do serviço. Nesse caso, seu ponto fraco a impede de explorar uma oportunidade no mercado. :D As situações do tipo D são as que oferecem maior risco ao negócio. Isso porque elas associam, justamente, as ameaças identificadas no mercado com as fragilidades da empresa. Imagine uma empresa cujo serviço é muito qualificado, mas demorado. Pense na possibilidade de um concorrente de sucesso em outras regiões estar se preparando para entrar no mercado e que, além disso, ele consegue reunir qualidade de serviço e rapidez. No caso, o ponto fraco da empresa (lentidão no serviço) defronta-se com ameaça (concorrente de mesmo nível com serviço mais rápido). :SMART Smart adjetivo da língua inglesa que indica pessoa inteligente ou esperta :nicho de mercado Nicho de Mercado, segundo Salim et al. (2001), “é a parcela de um segmento de mercado, escolhido para atuação da empresa, como decorrência de características especiais do seu produto/serviço, da sua localização, da experiência de seus técnicos ou de outros fatores, e que resulta numa sinergia especial com clientes desse nicho”. :visão sistêmica A visão sistêmica, em Administração, implica na análise de todos os processos organizacionais interligados e que funcionam como sistemas. Um sistema, por sua vez, possui componentes que o caracterizam. Denominados de parâmetros dos sistemas, eles são: entrada (insumos ou informações que alimentam o processo), processo (em que os insumos ou as informações são trabalhados para gerar resultado), saída (que é o próprio resultado, como novo produto ou novo serviço) e feedback (é o parâmetro de controle, baseado na reação advinda do novo produto ou novo serviço resultante do sistema). :produto ou serviço Segundo Ferreira (1995. p.150), produtos e serviços podem ser diferenciados da seguinte forma: “Produto é bem com valor econômico fabricado por uma empresa, para atender determinada necessidade ou conjunto de necessidades do consumidor”. “Serviço é a oferta de certo tipo de habilidade ou competência, mediante valor atribuído, para atendimento às necessidades do consumidor e/ou para reduzir seus esforços, propiciando-lhe mais satisfação”. :elasticidade-preço da demanda Elasticidade-preço da demanda é conceito relacionado com as alterações da demanda, quando se alteram os preços. Rigorosamente, é a derivada parcial da demanda, em relação ao preço. Isto é, o quanto varia a demanda, se o preço se altera em uma unidade. O conceito relacionado é o de Elasticidade-renda da demanda. Similarmente, o que é medido nesse caso são as alterações na demanda provocadas por alterações no nível de renda. :Vendas por período São as vendas em determinado período. Em geral, faz-se a previsão mensal ao menos para um ano. :Crescimento previsto das vendas É a projeção de quanto as vendas devem aumentar, em determinado período. :Vendas por produto ou serviço Ocorrem quando o negócio envolve mais de um produto ou serviço para demonstrar a importância relativa de cada um nas vendas e a evolução prevista para cada qual. :Vendas por cliente Indicam a importância relativa de determinado cliente. Um fornecedor de bebidas pode, por exemplo, ter 50% de sua venda voltada para uma rede de supermercados e 50% para o comércio em geral. Esse tipo de projeção pode demonstrar a dependência do negócio em relação a determinado cliente. :Percentual de participação projetada no mercado O percentual de participação projetada no mercado é utilizado para mostrar qual a participação de mercado estimada e, principalmente, a expectativa quanto à sua evolução nos próximos anos. :gastos fixos Gastos fixos reúnem os custos e as despesas fixas, ou seja, são os gastos em que a empresa irá incorrer independentemente do volume de vendas dos produtos ou serviços prestados. Os custos são relacionados com a atividade de produção ou prestação de serviços, assim, os custos fixos envolvem os gastos com aluguel, condomínio, telefone e outros. As despesas fixas estão basicamente associadas aos gastos para a manutenção da estrutura administrativa (Bernardi, 2003). :gastos variáveis Gastos variáveis dizem respeito aos custos e despesas cujo valor varia de acordo com o volume de vendas dos produtos e serviços e, portanto, com as necessidades de produção destes. Assim, os custos variáveis dizem respeito a matérias-primas e outros insumos, transporte, energia elétrica e outros que sejam necessários para fazer frente às variações da demanda. Já as despesas variáveis estão associadas com os gastos necessários para a venda, em especial a comissão de vendedores, a propaganda e outros. Muitos tributos, com impostos sobre circulação de mercadorias e sobre a produção, também são despesas variáveis. :Ativo Os bens e direitos da empresa constituem o ativo. :Passivo As obrigações da empresa para com terceiros constituem o passivo da empresa. :Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido é composto pelo capital investido pelos proprietários ou acionistas da empresa e pelo lucro acumulado. :fluxo de caixa operacional Fluxo de caixa operacional considera apenas as entradas e saídas do caixa referentes as operações da empresa em sua atividade-fim. Por exemplo, uma empresa de crédito para microempresas desenvolveu um software para gerenciamento dos empréstimos concedidos. Este software passou a interessar a outras empresas no mesmo ramo e a empresa que o desenvolveu passou a comercializá-lo, obtendo uma receita não-operacional, ou seja, que não está ligada diretamente a sua operação que é a concessão de crédito. Nesta disciplina, usaremos indiscriminadamente o termo fluxo de caixa e fluxo de caixa operacional. Uma vez que nosso foco é a construção de um plano de negócios, voltado, portanto, para a gestão e viabilidade de um negócio especificamente, não faz sentido levarmos em conta receitas e despesas não-operacionais. :burning-rate Burning-rate - em português, pode-se usar a expressão “custos afundados”. Segundo Salim et al. (1996), “...são os dispêndios de uma empresa com custos fixos que independem do volume de vendas, tais como aluguel das instalações, salários e encargos do pessoal administrativo, despesas com energia elétrica, água e esgoto, telefone e outros” (p.114). São os custos para manter a empresa “viva”. Alguns analistas podem levar o burning-rate em conta, ao comparar por exemplo duas empresas que apresentam taxas de retorno idênticas. O burning-rate aumenta os riscos do negócio, daí porque o empreendedor deve ser parcimonioso em muitos itens que compõem o custo fixo, pensando primeiro no negócio e depois na empresa. :Balanço Patrimonial O balanço patrimonial é um dos principais demonstrativos contábeis. Ele oferece a situação financeira e patrimonial de uma empresa num determinado ponto no tempo, o último dia de um ano de operações, denominado de ano de exercício social, que pode coincidir, ou não, com o último dia de um ano normal. :Demonstrativo de Resultados O demonstrativo de resultados, ou demonstrativo de lucros e perdas, é uma apresentação dos resultados da empresa em determinado período (mensal, trimestral ou anual), com a discriminação das receitas e despesas em que a mesma incorreu e que lhe conduziram ao respectivo resultado. :ponto de equilíbrio Segundo Bernardi (2003, p. 243), “ponto de equilíbrio é o volume calculado em que as receitas totais de uma empresa igualam-se aos custos e despesas totais, portanto, o lucro é igual a zero”. :depreciação A depreciação é uma possibilidade que a lei confere para que seja feita uma reserva a cada período que permita o reinvestimento. Assim, um bem como um veículo utilitário, apresentado na tabela a seguir, que possui uma vida útil de 5 anos, tem, portanto, uma taxa de depreciação de 20% ao ano. Sobre as reservas resultantes da depreciação não incide o imposto de renda, como forma de incentivo ao investimento. :Fornecedores Fornecedores podem se converter em financiadores a partir de boas negociações. Um prazo maior de pagamento ou um parcelamento podem auxiliar a obtenção do equilíbrio no fluxo de caixa e permitir que a empresa fuja de juros altos nos empréstimos tradicionais. :Clientes Clientes podem se tornar importantes financiadores em determinados momentos. Em muitos casos, um processo de negociação pode obter, por exemplo, um adiantamento do valor a ser recebido quando da entrega do produto ou serviço. Em outras situações, nas quais um determinado investimento é necessário, alguns clientes podem se tornar parceiros na aquisição de uma máquina ou equipamento, o que diminui, pelo menos por um período, o desembolso da empresa. :Funcionários Funcionários podem também participar do esforço de captação e geração de recursos da empresa. Nestes casos, sua contratação pode prever salários menores em troca de participação no capital da empresa. :capital de risco Conhecido também como venture capital :BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Tem como objetivo financiar a longo prazo os empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do País. :Receita operacional bruta anual Considera-se receita operacional bruta anual como a receita auferida no ano-calendário com o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.” :Portosol Portosol (Porto Alegre Solidariedade): www.portosol.com :serviços e facilidades Espaço físico individualizado, para a instalação de escritórios e laboratórios de cada empresa admitida; Espaço físico para uso compartilhado, tais como sala de reunião, auditório, área para demonstração dos produtos, processos e serviços das empresas incubadas, secretaria, serviços administrativos e instalações laboratoriais; Capacitação, formação, treinamento de empresários e empreendedores nos principais aspectos gerenciais, tais como gestão empresarial, gestão da inovação tecnológica, comercialização de produtos e serviços no mercado doméstico e externo, contabilidade, marketing, assistência jurídica, captação de recursos, contratos com financiadores, gestão da inovação tecnológica, engenharia de produção e Propriedade Intelectual; Acesso a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições que desenvolvam atividades tecnológicas”. :empresa graduada Empresa graduada é a denominação atribuída às empresas que encerram o processo de incubação com sucesso. :pólos tecnológicos Segundo a Anprotec (2003), Parques Tecnológicos são áreas geralmente ligadas a um importante centro de ensino ou pesquisa, com infra-estrutura necessária para instalação de empresas produtivas baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Pela limitação da área física, própria dos Parques Tecnológicos, este instrumento de inovação tecnológica se adapta melhor às necessidades de pequenas empresas que têm, na Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, seu principal insumo. São grandes áreas com infra-estrutura necessária para unidades produtivas que realizam atividades de baixa ou grande escala, baseadas em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Nessas áreas, são oferecidos serviços que facilitam a obtenção de recursos tecnológicos e humanos de alto nível, acesso a centros de investigações, bibliotecas e serviços de documentação especializada e de contratação de projetos tecnológicos. :ICMS ICMS ou imposto de competência estadual, incide sobre o valor adicionado na circulação de mercadorias e na prestação de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de telecomunicação. Suas alíquotas são estabelecidas pela unidade federada competente e podem ser seletivas em função da essencialidade do produto ou serviço. :IPI Imposto de competência federal, incide sobre as operações que caracterizem industrialização de produtos e suas alíquotas devem ser seletivas em função da essencialidade do mesmo. Portanto é um imposto com uma base mais restrita que o ICMS, incidindo apenas sobre mercadorias industrializadas. Porém, sua base é suficientemente ampla para descaracterizá-lo como um imposto seletivo. :INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão do governo federal que analisa e concede, à luz da legislação brasileira, o registro de marcas e patentes.